Mais de 80 conselheiros do Fundeb são capacitados pelo TCE em Rolim de Moura

Mais de 80 conselheiros do Fundeb são capacitados pelo TCE em Rolim de Moura

Mais de 80 conselheiros do Fundeb são capacitados pelo TCE em Rolim de Moura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O seminário realizado pelo Tribunal de Contas (TCE), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), em Rolim de Moura, para conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi encerrado com a capacitação de 85 membros de 12 Conselhos Municipais.
Aberto na quarta-feira (23), o evento teve seu encerramento na tarde dessa quinta-feira (24), com um total de 16 horas-aula. Para realizar o evento, o TCE contou com a parceria do Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Luzia do Oeste, da Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, cujo plenário sediou todo o evento, e da União das Câmaras e Vereadores do Estado de Rondônia (Ucaver).
No último dia da capacitação, uma das novidades foi a apresentação de um sistema que auxilia no trabalho realizado pelos conselheiros do Fundeb, relativamente à análise e apreciação dos balanços e demais peças contábeis disponibilizados pelas administrações municipais.
O método foi elaborado de forma voluntária pelo pedagogo João Gerson, conselheiro do Fundeb de Rolim de Moura, após colher orientações junto ao TCE. É composto por planilhas, nas quais são estratificadas e simplificadas informações constantes dos balanços enviados pelos municípios, elencando apenas as despesas e receitas inerentes à aplicação dos recursos do Fundeb.
“Quando se olha um balanço, se vê aquela enormidade de números, que só entende quem é do ramo. Então idealizei esse método para extrair dos balanços tudo o que diz respeito aos recursos do Fundeb”, contou o pedagogo, recomendando que a transferência dos números do balanço para o sistema seja feita mensalmente: “Assim fica mais fácil consolidar os números depois”.
EXERCÍCIOS
No último dia do evento, os conselheiros do Fundeb aproveitaram para fazer questionamentos e esclarecer dúvidas, com os instrutores Davi Dantas, conselheiro substituto do TCE, e Cláudio Uchôa, assessor da Escon. Participaram ainda de dinâmicas e exercícios práticos, antes de receberem certificados expedidos pelo TCE/Escon.
Para os participantes, devido a sua importância, a capacitação ministrada pelo Tribunal de Contas deveria ser feita pelo menos anualmente, a fim de renovar os conhecimentos. “Eu já participei de dois eventos e sempre aprendo algo de novo”, disse a conselheira do Fundeb de Primavera de Rondônia, Meire Rosa.
Já a presidente do Conselho do Fundeb de Alta Floresta, Luci Cardoso, mostrou-se tão animada que pretende multiplicar e compartilhar com os conselheiros municipais que não puderam estar em Rolim de Moura os ensinamentos e orientações repassados pelo TCE. “São informações muito úteis, que nos auxiliam na fiscalização dos recursos que vêm para o fundo”, declarou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS