O 3º Batalhão de Polícia Militar divulgou ontem, os resultados obtidos no segundo levantamento da estatística realizada no sistema de vídeomonitoramento da cidade de Vilhena.
Durante o mês de setembro houve redução de 31% no índice de ocorrências no centro da cidade, onde se localizam quatro câmeras, sendo que, no geral, manteve-se a redução de 40% nos índices de ocorrências policiais nos demais locais cobertos pelas câmeras, conforme estudo anterior. Desta forma, a cidade de Vilhena tem se mantido mais segura.
A fim de ampliar a área de monitoramento por câmeras, encontra-se em execução a 2ª fase do projeto, com conclusão prevista para o final do mês de outubro, com a instalação de mais 08 câmeras, sendo no Bairro Orleans (Próximo a UNESC), Bela Vista (Av. 05 c/ Av.38), Alto Alegre (Av. Paraná c/ Av. 34), Jardim Primavera(Av. 1705 c/ Curitiba), Setor 19(Av. Rondônia c/ Av. Presidente Nasser), Cristo Rei (Av. Melvin Jhones c/ Rua 1508), e duas câmeras no Centro (Av. Cap. Castro c/ Rua Getúlio Vargas) e Av. Jamari c/ Av. José do Patrocínio.
Ênfase
Haverá ainda a execução 3ª Fase o projeto, no início de 2014, com a instalação de mais três câmeras na cidade, sendo que foi firmado convênio com a prefeitura para a manutenção das câmeras a partir de Fevereiro de 2014.
Após os 90 dias de instalação, as imagens captadas pelo sistema de videomonitoramento na cidade de Vilhena tem se mostrado altamente eficiente na resolução de crimes, apoiando as autoridades policiais locais, bem como por solicitação direta do Poder Judiciário, visto fornecer prova material das práticas de crimes, subsidiando a fase processual.
As imagens são eficientes também na resolução de conflitos advindos de outras ocorrências policiais, mediante o fornecimento de tais imagens, como nos casos dos acidentes de trânsito.