Fora de casa, afastada do convívio familiar e dos amigos as vésperas do Dia da Criança, dezenas de crianças que se encontram internadas no Hospital Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho, encontram nas brincadeiras e nas historias contadas por voluntários, a descontração para uma recuperação mais rápida.
Na tarde desta quinta-feira (10), as crianças puderam assistir ao show de uma dupla de palhaço e mágico que conquistou os sorrisos e gargalhadas da plateia, reunida na brinquedoteca do hospital. Ao longo da semana, as crianças contaram com uma programação variada de atividades recreativas e lúdicas, todas oferecidas por voluntários.
Para a psicóloga Kelma Johnson, as brincadeiras são importantes no tratamento das crianças. “Brincar faz parte do cotidiano, do dia-a-dia delas, internadas elas ficam privadas da diversão. Por isso, as brincadeiras ajudam na recuperação das crianças”, destaca ela, que juntamente com a gerente de atenção a saúde, Dulce Pires, a nutricionista Larissa David (na foto abaixo, da esquerda para direita) e a psicóloga Joelma Sampaio, coordenam o projeto da Semana da Criança.
No sábado (12), as crianças terão o dia inteiro de recreação, com apresentações de teatro, musicais infantis, distribuição de brindes, entre outras atividades. A programação que iniciou na segunda-feira (7) segue até a próxima terça-feira (15).
Para a realização do evento, Dulce Pires ressalta que houve apoio de todas as equipes do hospital, inclusive da diretora geral, Antonieta Rodrigues e do diretor executivo, Sergio Pereira.