PISCICULTURA - Cultivo do pintado é tema de palestra
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas [Sebrae] realizou, durante o 2° Encontro de Piscicultores da Piscicultura Santa Fé, duas palestras sobre o cultivo do peixe pintado da Amazônia. O evento aconteceu no último domingo, 29, e contou com a participação de criadores de Vilhena e região.
As duas palestras foram realizadas pelo consultor Francisco Chagas, especialista na espécie, em uma tenda montada pelo Sebrae, contando com a participação de cerca de 100 participantes interessados em conhecer mais acerca do cultivo do pintado em cativeiro, não muito comum na região.
Segundo Chagas, é importante conhecer acerca do cultivo do pintado da Amazônia para tornar possível a diversificação da produção e oferta de peixes na região. “A criação de pintado é uma alternativa para aqueles que já trabalham com o tambaqui, possui uma rentabilidade superior, e nós viemos para mostrar que o modo de trabalho na criação deste peixe é diferente, além de oferecer ferramentas para que o produtor tome providências para ter sucesso com o cultivo do pintado, através de um pensamento crítico acerca da viabilidade da sua produção,” disse.
Para o gestor de Piscicultura do Sebrae, Ronaldo Halfeld, a atividade é de grande importância por “viabilizar a diversificação no cultivo de peixes, para que, além do tambaqui, os pequenos produtores possam cultivar outras espécies com altos valores econômicos assim como conhecer as tecnologias envolvidas na produção".
Durante o evento, além das palestras, foram realizadas consultorias técnicas de piscicultura, exposição de tecnologias, exposições de produtos empresariais, cadastro para Cooperativa de Peixes, exposição de rações, consultas de financiamentos, entre outros.
O 2° Encontro de Piscicultores foi realizado em uma parceria da Piscicultura Santa Fé com o Sebrae, Prefeitura Municipal, Senac, Sicoob, Sicredi, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, vereadores e empresas locais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!