MP emite recomendações para implantação de Portais da Transparência em municípios

MP emite recomendações para implantação de Portais da Transparência em municípios

MP emite recomendações para implantação de Portais da Transparência em municípios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Jaru, expediu recomendações aos municípios e Câmaras de Vereador Jaru, Governador Jorge Teixeira e Theobroma para que disponibilizem e gerenciem página denominada “Portal da Transparência” inserida através de atalho, em destaque e de fácil acesso, na página oficial daquele poder, a fim de ampliar a transparência na administração pública e divulgar informações que são de interesse público.
As recomendações foram expedidas pelo Promotor de Justiça Roosevelt Queiroz Costa Júnior, e as medidas a serem tomadas foram a divulgação na página do Portal da Transparência dos seguintes itens: licitações abertas, em andamento e já realizadas; compras efetuadas com dispensa ou inexigibilidade de licitação; contratos e convênios celebrados; custos de passagens e diárias concedidas a servidores públicos ou eventuais colaboradores, constando informações sobre ocupantes de cargos de provimento efetivo, comissionado ou de função gratificada, devendo ser atualizadas constantemente.
Conforme recomendação, as informações devem estar dispostas de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão. Os recomendados deverão apresentar no prazo de 20 dias informações escritas sobre o cumprimento das medidas ou motivos pelos quais não foram cumpridas.
Urupá
A Promotoria de Justiça de Alvorada D´Oeste também firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que a Câmara Municipal de Urupá disponibilize e gerencie a página do “Portal da Transparência”, no prazo de 90 dias, por meio de atalho em destaque e de fácil acesso no sítio oficial daquele Poder, a fim de ampliar a transparência da administração pública e possibilitar à sociedade o acesso à informação de interesse público.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS