DENÚNCIA - Ouro Preto pega ambulâncias emprestadas de Teixeirópolis e não devolve
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria Municipal de Saúde do município de Teixeirópolis cobra da prefeitura de Ouro Preto do Oeste a devolução de duas ambulâncias que foram emprestadas no final do ano de 2012 e que até a presente data não foram devolvidas. Para amenizar a situação, o município prejudicado solicitou no dia 4 de setembro deste ano ao prefeito Alex Testoni (PSD) o empréstimo de uma ambulância até que as suas sejam devolvidas, mas não foi atendido.
As ambulâncias, uma da marca Volkswagen, modelo Saveiro, de placa NDW-4610 -Porto velho, e a outra da marca Fiat, modelo Fiorino, de placa NDG-7719 - Teixeirópolis, atualmente encontram-se praticamente abandonadas há meses em duas oficinas na cidade Ouro Preto do Oeste.
Já não bastasse a demora da devolução, constam no sistema do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran-RO, 14 multas por “transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local”, aplicadas no período em que os veículos estavam sob responsabilidade da administração de Ouro Preto.
Segundo a secretária de Saúde de Teixeirópolis, Debora Cassimiro de Carvalho Silva, estes dois veículos eram para terem sido devolvidos no mês de março deste ano. No entanto, a administração de Ouro Preto pediu um prazo até julho para devolvê-los, o que ainda não ocorreu.
Debora, por meio de ofício, solicitou que o prefeito emprestasse uma ambulância até que as duas de Teixeirópolis fossem devolvidas, mas não obteve nenhuma resposta. No mesmo documento, requereu que os veículos fossem entregues em perfeito estado de conservação, assim como foram emprestados e que as multas sejam pagas.
Os 4.888 habitantes daquela localidade atualmente contam com somente uma ambulância e quando é preciso conduzir paciente para a capital ou outras cidades, a população fica sem nenhum outro veículo para atender qualquer emergência que venha a surgir.
Em contato, o assessor especial da prefeitura de Ouro Preto do Oeste, Antônio Zenildo Tavares, informou que uma das ambulâncias será consertada o mais breve possível e que as peças já foram licitadas. No entanto, não mencionou sobre a data que iria recuperar o outro veículo e o prazo para sua devolução. Quanto à multa, Zenildo disse que o motorista que estava dirigindo no momento da multa iria arcar com o valor mediante processo administrativo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!