Santo Antônio se posiciona sobre mortandade de peixes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Posicionamento
A sustentabilidade é elemento-chave desde o princípio da obra da Hidrelétrica Santo Antônio. Por isso, a Santo Antônio Energia iniciou seu trabalho com pleno compromisso de cultivar os valores culturais e econômicos de Rondônia e manter a perenidade da abundância dos peixes no rio Madeira.
Com base nisso, para garantir a reprodução de peixes mesmo com a Hidrelétrica Santo Antônio em operação, a empresa desenvolveu e instalou um avançado e eficiente Sistema de Transposição de Peixes (STP), que permite que os peixes ultrapassem a barragem da usina e sigam normalmente o seu curso na época da piracema.
Localizado na Ilha do Presídio, próxima à margem direita do rio, o Sistema de Transposição de Peixes (STP) possibilita a migração necessária para a desova de diversas espécies e a manutenção da atividade pesqueira na região, mesmo com a usina em operação.
A estrutura, que funciona desde dezembro de 2011, após o enchimento do reservatório, tem cerca de 900 metros de extensão e dez metros de largura em seu canal principal. O STP consiste num corredor que reproduz as características naturais das cachoeiras do rio Madeira e a vazão proporcional similar ao rio – tudo isto para proporcionar a identificação do peixe com seu habitat natural.
Além disso, para avaliar a eficiência do sistema, a empresa implantou chips em 370 peixes do rio Madeira para monitorar a movimentação de 10 espécies migratórias. O monitoramento está sendo feito por biólogos. No link http://youtu.be/BuxhpV1Cqi4 é possível assistir ao documentário “Piracema”, que mostra o funcionamento do sistema.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!