Famílias acampadas em frente à usina de Santo Antônio poderão ser reassentadas

Famílias acampadas em frente à usina de Santo Antônio poderão ser reassentadas

Famílias acampadas em frente à usina de Santo Antônio poderão ser reassentadas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As 266 famílias dos assentamentos Joana D'arc I, II e III que estão acampadas em frente à usina hidrelétrica de Santo Antônio poderão ser reassentadas. Em reunião realizada em Brasília, no último dia 12, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, se comprometeu a promover o reassentamento dessas famílias. Dentro de 15 dias, o Incra apresentará áreas que poderão ser destinadas a elas.
Após a identificação dos imóveis, irão correr os procedimentos de obtenção de terra em conformidade com a Lei Agrária. Estima-se que serão comprometidos pelo menos 24 milhões de reais do orçamento de 2013, valores a serem usados em Títulos da Dívida Agrária (TDA) e pagamento de benfeitorias nos imóveis a serem adquiridos.
As famílias alegam que após a construção da usina hidrelétrica de Santo Antônia a produção de suas terras ficou inviável. O Incra se comprometeu a constituir um Grupo de Trabalho (GT) em 30 dias para tratar do assunto. Durante este prazo o Ibama apresentará parecer e o Incra levantará todo o histórico e estudos realizados no assentamento Joana D’arc. Na instalação do GT, em Porto Velho, será definido cronograma de trabalho, com prazos e responsáveis, para conclusão definitiva sobre os impactos apontados. Deverão participar do GT todos os órgãos que possuem envolvimento com a temática, como Agência Nacional de Águas (ANA), usina hidrelétrica de Santo Antônio, CPRM, Ministério das Minas e Energia (MME), Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), entre outros.
Durante a reunião, o procurador da República Raphael Bevilaqua afirmou que “é necessário aprofundar os estudos, quantificar os danos, mas, necessariamente, em curto espaço de tempo, considerando que a situação das famílias é precária e que as mesmas não têm mais condição de esperar”. O procurador destacou também que “o governo federal é responsável solidariamente por todo o empreendimento, seja por licenciar, monitorar, fazer reforma agrária, etc”.
Emergencial
O Incra vai apresentar para a usina hidrelétrica de Santo Antônio os investimentos necessários para permanência das famílias no assentamento Joana D’arc. A empresa se comprometeu em auxiliar as famílias, independente da responsabilidade a ser apurada.
As famílias também receberão um auxílio provisório - ajuda de custo - durante um período de transição até uma solução definitiva. O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à prefeitura de Porto Velho que se manifeste sobre as condições de habitação em cada lote do assentamento Joana D’arc. O MPF também solicitou que a usina de Santo Antônio assuma o pagamento dessa ajuda de custo como forma de auxílio.
O Incra fará contato com a prefeitura de Porto Velho com a finalidade de que todas as famílias sejam inscritas no CADúnico, com prioridade para recebimento do Bolsa Família.
Participaram da reunião o MPF, Incra, MPOG, Ibama, MME, Contag, Fetagro, parlamentares, representantes dos assentados e da Santo Antônio Energia. Uma nova reunião foi marcada para a primeira quinzena de novembro.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS