No final da tarde desta quarta-feira (11), o governo de Rondônia, através da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec) entregou para a população da zona Leste da capital o 6º Distrito Policial, após reforma e reestruturação do prédio. A reativação do 6º DP, que agora será incluído como 2ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar, já era uma reivindicação do Conselho Comunitário do Setor 16.
Serão beneficiados pelo atendimento os 11 bairros que fazem parte do Setor 16. Segundo o comandante geral da Polícia Militar, Paulo César Figueiredo, “este é um processo de integração policial conforme orientação do governador Confúcio Moura, que facilitará o atendimento à comunidade, com disponibilidade de 100 a 120 policiais militares, trabalhando de forma mais próxima e conhecendo as necessidades da região”.
Representando o governador Confúcio Moura, o secretário-chefe da Casa Civil, Marco Antônio Faria, expressou a satisfação em poder entregar a delegacia para a região. “O Governo da Cooperação tem respondido às criticas com obras, porque essa é uma das prioridades de governo, beneficiar a população rondoniense com obras que façam a diferença para o bem estar social”.
Na oportunidade, o novo delegado titular da delegacia, Davi Guedes, também foi nomeado. Duas vans para o policiamento comunitário também foram entregues, o que para o presidente do Conselho Comunitário do Setor 16, Anderson Nanan, representa uma vitória para a comunidade. “Eu vi essa delegacia ser inaugurada quando eu tinha 12 anos de idade, e ela nunca havia passado por reforma. Hoje, os moradores da zona Leste agradecem ao governo do Estado e à Sesdec, pelo empenho em atender e reativar essa delegacia, trazendo mais segurança para a nossa região e facilitando os registros de ocorrência na comunidade”, declarou.
O secretário da Sesdec, Marcelo Bessa, ressaltou que a reforma e entrega do 6º DP teve a parceria do Departamento de Obras Públicas do Estado (Deosp), e é uma medida em caráter provisório, já que existe projeto aprovado com verba liberada pelo Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado (Pidise) para obras voltadas para a Segurança Pública, dentre a construção de quatro Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisps) em Porto Velho, sendo uma para cada região da cidade. São mais de R$ 130 milhões a serem investidos no setor de segurança do Estado.
“As Unisps deverão substituir as antigas estruturas das delegacias espalhadas pela cidade e farão parte do projeto de integração da segurança proposto pelo Governo da Cooperação, o que deverá facilitar o atendimento à população e a interação entre as polícias”, explicou o secretário de Segurança, Marcelo Bessa.
Também estiveram presentes na solenidade o secretário adjunto da Sesdec, Antônio Carlos dos Reis; o deputado estadual Zequinha Araújo, representando a Assembleia Legislativa do Estado; a vereadora Ana Maria Negreiros, representando a Câmara dos Vereadores de Porto Velho; o diretor geral da Polícia Civil, Pedro Mancebo; o diretor executivo da Polícia Civil, Osmar Casa; além de demais autoridades convidadas e representantes da comunidade da zona Leste.