Magistrados recebem certificados do curso de Inteligência e Contrainteligência

Magistrados recebem certificados do curso de Inteligência e Contrainteligência

Magistrados recebem certificados do curso de Inteligência e Contrainteligência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A primeira turma de magistrados que participou do curso de Inteligência e Contrainteligência, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, por meio da Escola da Magistratura (Emeron), recebeu nesta quinta-feira, 5 de setembro de 2013, na solenidade de encerramento, o certificado de concludentes, das mãos do presidente em exercício do TJRO, Desembargador Raduan Miguel Filho e do Presidente do Comitê Permanente de Segurança do Tribunal, Desembargador Rowilson Teixeira. Além dos juízes, os instrutores do curso também receberam certificados, pelos relevantes serviços prestados a esta instituição.
Ao todo, foram quatro dias de capacitação, em que os participantes tiveram palestras sobre inteligência na Amazônia Legal, organizações criminosas, operações de inteligência, segurança pessoal, segurança da documentação, patrimonial e segurança das comunicações; inteligência nas polícias civil e militar e inteligência de sinais. Para ministrar as palestras, o TJRO convidou instrutores da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Polícia Federal, Base Aérea, Sipam, Polícia Militar, Polícia Civil, além dos juízes Valdecir Castellar Citon, Glodner Luiz Pauletto e do chefe de segurança institucional, Paiva Dias.
Em seu pronunciamento, o presidente do Comitê, Desembargador Rowilson Teixeira, fez questão, primeiramente de agradecer a presença do Desembargador Raduan Miguel, como representante do Judiciário, professores/instrutores e demais participantes do evento. Segundo ele, o curso aparenta ser singelo, porém tem uma profundidade maior daquilo que se imagina, pois trata-se de proteção a magistrados, servidores e ao patrimônio do Poder Judiciário Estadual. "De acordo com o levantamento que fizemos, temos muita coisa a fazer e, para isso, contamos com a colaboração de todos para que possamos melhorar a prestação destes serviços, principalmente em alguns setores deficitários com relação à segurança institucional", pontuou.
Além das questões de segurança institucional, temos dado especial atenção à segurança de magistrados que estão sofrendo ameaças, acompanhando cada caso, diuturnamente, e com total apoio da Presidência do TJRO, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar.
O juiz de direito João Adalberto Castro Alves, ao fazer uso da palavra, destacou a importância de ter no curso, "professores-alunos" e "alunos-professores", em razão da participação dos juízes Valdeci Castellar Citon e Glodner Luiz Pauletto que, trazem consigo experiências na área de segurança. Ainda de acordo com o magistrado, a Emeron conseguiu realizar uma obra que, na sua ótica, seria impensável, pois trouxe excelentes instrutores para demonstrar e exemplificar aquilo que vieram ensinar. "Acredito que todos nós, participantes, conseguimos angariar uma bagagem na qual em nenhum outro lugar teríamos adquirido. O TJRO está de parabéns pelo trabalho prestado e por aquilo que vem desenvolvendo na área de segurança, de modo que nos mostrou a certeza de que uma construção se faz tijolo a tijolo. Apesar da nossa construção ter mais de trinta anos, ela está sendo consolidada pouco a pouco", concluiu.
Participaram do curso os juízes Valdeci Castellar Citon, Dalmo Antônio de Castro Bezerra, Jorge Luiz de Moura Gurgel do Amaral, João Adalberto Castro Alves, Glodner Luiz Pauletto, Leonardo Leite Mattos de Souza e Márcia Serafim. A próxima turma de magistrados participará do curso no período de 16 a 19 de setembro de 2013.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS