Cemetron orienta sobre os sintomas e tratamento da Tuberculose

Cemetron orienta sobre os sintomas e tratamento da Tuberculose

Cemetron orienta sobre os sintomas e tratamento da Tuberculose

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pela mico bactéria (bacilo) tuberculosis e apresenta um grande número de casos. Nos primeiros oito meses deste ano, o Cemetron registrou 550 consultas ambulatoriais no pronto atendimento e 111 internações hospitalares na ala de isolamento, afirma o médico infectologista Sérgio Basano, diretor executivo do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).
O médico alerta que a pessoa apresentando tosse por três semanas consecutivas, pode ser tuberculose pulmonar e deve o quanto antes procurar orientação médica nas unidades básicas de saúde como Policlínicas, Postos de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). "O profissional médico, ao avaliar o paciente, poderá solicitar exames como raios-X dos pulmões, escarro entre outros. Caso o diagnóstico for positivo, o paciente começa o tratamento de imediato, que é feito à base de antibióticos, disponíveis no Sistema Único de Saúde, somente com prescrição médica", diz Basano.
Sérgio Basano orienta os Usuários do Sistema Único de Saúde a não fazerem uso de medicamentos sem receituário médico, chás caseiros e outros, podem interferir no diagnóstico da doença e seu estágio, como também, pode ser prejudicial a saúde. 
A diretora geral do Cemetron, médica infectologista Stella Zimmerli, informa que os pacientes portadores da doença em estado mais avançado podem transmitir a tuberculose para outras pessoas através da tosse, nesses casos a internação é realizada no Cemetron, através de encaminhamento médico, que conta com ala de isolamento com 12 leitos privativos com banheiros. Os pacientes internados recebem tratamento a base de antibióticos específicos, fisioterapia respiratória, alimentação através do programa dietético nutricional, repouso, entre outros, por profissionais especializados, treinados e capacitados.
A diretora fala que para mais rapidez na cura da doença, os pacientes devem estar conscientes dos horários de tomar os medicamentos e a duração do tratamento que é no mínimo seis meses, caso contrário, a doença poderá voltar e o bacilo cria resistência aos antibióticos o que pode agravar e muito o quadro clínico. "O sucesso do tratamento e a consequente cura da doença depende e muito dos cuidados na administração dos medicamentos conforme receituário com acompanhamento médico", enfatiza Stella.
O Secretário da Sesau, Williames Pimentel, destaca que o Cemetron é um hospital de referência no tratamento de doenças tropicais, infecciosas e infectocontagiosas, que atende os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Estado de Rondônia, estados vizinhos e até a Bolívia, pontuou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS