Dia 20 de agosto de 2013, a vítima Cristina Barbosa Aquino foi encontrada com vida dentro de uma mata na Linha C-65, zona rural do município de Ariquemes/RO. A mesma foi imediatamente encaminha ao Hospital João Paulo II, em Porto Velho.
Testemunhas relataram à Polícia que avistaram dois homens saindo da mata em uma motocicleta naquele dia. A moça foi encontrada com lesões graves na cabeça e possivelmente haveria sofrido violência sexual.
A ocorrência foi registrada pela PM na Delegacia em Atendimento à Mulher – DEAM – e, logo após tomar conhecimento dos fatos a Polícia Civil solicitou exames de lesão corporal e conjunção carnal ao Instituto Médico Legal – IML - da capital.
Na noite de quinta-feira, 29 de agosto, Cristina veio a óbito por hemorragia traumática. Ela ficou internada por três dias na UTI e chegou a fazer três cirurgias, mas não resistiu. Segundo o irmão da vítima, ela sofria de distúrbios mentais.
A equipe de policiais civis de Ariquemes através das diligências conseguiu reunir provas e ouvir várias testemunhas, as quais, inclusive, reconheceram os suspeitos.
Com isto, o Delegado de Polícia Civil Rodrigo Spiça representou pela prisão preventiva de Miquéias A.P. e Flávio A.F., que foi prontamente deferida pelo Judiciário no mesmo dia (29).
Na manhã de sábado, 31 de agosto, a Polícia Civil deu fiel cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra Miquéias e Flávio, acusados, inicialmente, pelo crime de homicídio, que com o envio do laudo do IML, a Polícia Civil poderá indiciá-los, também, por estupro em concurso com material de crimes. Eles foram presos em uma residência no Setor Coqueiral, em Ariquemes.
Tanto Miquéias quanto Flávio foram encaminhados à Casa de Detenção de Ariquemes onde se encontram à disposição da Justiça.