Biblioteca municipal Francisco Meirelles é reinaugurada
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A biblioteca Francisco Meirelles foi entregue esta semana à população de Porto Velho. A solenidade presidida pelo prefeito Mauro Nazif, teve ainda a participação do secretário municipal de Educação, Marcos Rocha, do comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Ubiratan Poty, do secretário estadual de Turismo, Júlio Olivar, do vereador Márcio Pacele, Márcio do Sintuteporon, do diretor da biblioteca, Adson Cléber, além de artistas, intelectuais e populares.
A obra foi realizado pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva, por meio de uma parceria fechada com a prefeitura. Foi feito o reparado das instalações elétrica e hidráulica e pintura de todo o prédio. De acordo com o diretor Adson Cléber, o trabalho voluntário do Exército representou economia para o município em torno de R$ 80 mil somente com a mão de obra.
O prefeito Mauro Nazif parabenizou a iniciativa da direção da biblioteca que resultou na revitalização do espaço cultural. “Essa iniciativa foi muito importante e mostra que a prefeitura está cumprindo com a sua obrigação. Eu entendo que a educação é fundamental e a biblioteca abre muitos universos, o da cultura, o da informação, o do aprendizado, de você poder viajar o mundo todo lendo um livro e, também, do sonho. Uma das coisas fundamentais da vida de qualquer pessoa. Quando se tem o poder do sonho tem-se uma perspectiva de vida, tem algo a querer mais. Ficamos muito contente com essa parceria com o Exército”, disse o prefeito.
A Biblioteca Pública Municipal Francisco Meirelles foi criada pela Lei Municipal nº 85, de 30 de dezembro de 1973, sendo inaugurada em 24 de janeiro de 1975, na gestão do então prefeito Jacob de Freitas Atallah, com a missão de facilitar o acesso da população ao acervo da instituição, por meio de empréstimo ou consulta local, a livros periódicos e outros tipos de documentação. “Trabalhamos também no fomento pelo gosto a leitura e contribuir para o desenvolvimento cultural da população, além de contribuir para a ocupação do tempo livre proporcionando condições que permita a reflexão, o debate e a crítica; valorizar e divulgar o patrimônio cultural”, adiantou o diretor Adson Cléber.
Na solenidade foi feita uma homenagem aos soldados do Exército que participaram da revitalização da biblioteca com a entrega de um Certificado de Hora ao Mérito. As pessoas que colaboram com a instituição com a doação de livros e outras ações também foram homenageadas com o certificado Amigos da Biblioteca.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!