Junta Militar alistou 6.500 jovens em 2013 para selecionar 1.100 para os quartéis
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Junta Militar do município de Porto Velho inscreveu, no período de 02 de janeiro a 28 de junho, 6.500 jovens, que pretendem prestar o serviço militar. Dos 6.500 jovens inscritos, somente 1.100 jovens serão aproveitados para servir as Forças Armadas. Esses jovens são os nascidos em 1995 e que completam, portanto, 18 anos neste ano de 2013, o que os obriga, por Lei, a procurarem a Junta para realizar o alistamento militar.
“O alistamento militar ainda é obrigatório no Brasil. E todo ano, no primeiro semestre o jovem que completa 18 anos, deve procurar um órgão alistador para regularizar sua situação. Antes de começar o período do alistamento, a Junta convoca os jovens pela mídia para cumprir com sua obrigação. O jovem deve comparecer na Junta Militar com uma foto 3x4, Certidão de Nascimento ou Carteira de identidade e o comprovante de endereço. Muitas vezes o comprovante de endereço é dispensado porque a maioria com 18 anos não tem nenhum documento que comprove seu endereço, então o jovem faz um declaração, de próprio punho, afirmando seu endereço residencial - é o suficiente para efetuar seu alistamento”, explica Júlio Mercado, secretário da Junta Militar do município de Porto Velho.
Júlio Mercado também observou que: “O Alistamento continua o ano todo. O que foi realizado de 02 de janeiro a 28 de junho é o obrigatório para os jovens nascido em 1995, ou seja, que completam 18 anos em 2013. Para esses o alistamento é gratuito. Para o pessoal que passou dessa idade nós fazemos o alistamento normalmente durante o ano todo. Até os 28 anos, nós encaminhamos aos quartéis para uma seleção para ver se pode ser aproveitado ou não para prestar o serviço militar. É obrigatório até os 28 anos ele se alistar e comparecer ao quartel. O cidadão maior de 29 anos, continua sendo obrigatório o alistamento, mas já são dispensados automaticamente. Mas tem que fazer o alistamento para ter o cadastro no Ministério da Defesa. Todo cidadão brasileiro tem que ter seu cadastro no Ministério da Defesa.”
Aqueles que não compareceram no tempo devido, ou seja, ao completar os 18 anos, no ato do alistamento pagam uma pequena multa que varia entre R$ 2,40 a R$ 7,90. E aqueles que se alistaram e não compareceram nos quartéis, são também penalizados com multa.
“É importante alertar aos que não estão quites com o serviço militar que a legislação de nosso país prevê impedimentos para inscrição em faculdades e para a assinatura de carteira de trabalho. Além disso, não poderá ter conta em banco, não poderá assumir cargo público, não poderá tirar passaporte, quer dizer, é um preço alto a pagar, tendo em vista tratar-se de uma regularização tão fácil de ser realizada”, afirmou Mercado.
“Dia 12 de agosto começou a apresentação na Comissão de Seleção. A Comissão de Seleção vai avaliar todos os alistados para selecionar os que vão servir as Forças Armadas. Essa seleção está sendo feita aqui no 5º BEC, de 12 de agosto a 30 de outubro. Todos devem verificar no verso do certificado de alistamento militar, lá está indicando a hora, o dia e o local que o alistado deve se apresentar na Comissão de Seleção. Portanto, devem comparecer no horário, na data e no local marcado para evitar futuros transtornos” adverte Júlio Mercado.
Quero lembrar os jovens que começou a apresentação na Comissão de Seleção dia 12 de agosto e vai até o dia 30 de outubro.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!