De acordo com o demonstrativo de atendimento geral do Pronto Socorro João Paulo II, através do sistema Hospub, no mês de julho de 2013 foram atendidas no setor de emergência 574 vítimas de violência do trânsito, representando um aumento de 17% se comparado ao mês anterior.
Os motociclistas continuam liderando as estatísticas com 78% dessas ocorrências. Cinco mortes foram registradas por politraumatismo grave e traumatismo craniano, todos motociclistas. Na maioria das vezes os feridos chegam mutilados, apresentando fratura exposta, politraumatizadas e com várias lesões.
Os dados revelam ainda que no mesmo mês, 22 pessoas foram vítimas por perfuração por arma branca (esfaqueados), 39 por arma de fogo (baleados), 66 sofreram agressões físicas e 116 foram vítimas de acidente de trabalho.
Final de Semana
De sexta-feira (9) até a manhã desta segunda-feira (12), o Pronto Socorro João Paulo II realizou 284 atendimentos, dos quais 67 foram para atender vítimas de acidente de trânsito. Os motociclistas representam 75% das ocorrências.
Dados
No setor de emergência foram registrados seis agressões físicas, oito acidentes de trabalho, 38 quedas, três ferimentos por arma branca, dois por arma de fogo, duas retiradas de corpo estranho, uma queimadura e 27 procedimentos ortopédicos, dentre outros.
No centro cirúrgico foram realizadas 25 cirurgias, nas especialidades de neurocirurgia, cirurgia geral, vascular e ortopedia. Três mortes foram registradas sendo, um baleado e duas vítimas do trânsito. Cerca de 15 pacientes foram avaliados pelo neurocirurgião, 83 pelo clínico geral, 41 pelo cirurgião geral, 03 encaminhados a especialistas e 05 ao setor de psiquiatria do Hospital de Base.