O governo de Rondônia continua investindo na capacitação dos profissionais da saúde. Exemplo disso, na quinta e sexta-feira (8 e 9), foi realizado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Curso Suporte Avançado de Vida em Cardiologia ministrado pelo Instituto Nacional do Coração.
Cerca de 60 profissionais médicos da rede estadual de saúde participaram da capacitação. Entre eles, servidores do Hospital de Base Ary Pinheiro, Pronto Socorro João Paulo II, Assistência Médica Intensiva-AMI 24 h, Cemetron, Hospital Infantil Cosme e Damião e Hospital Regional de Cacoal.
A capacitação, com duração de 16 horas, abordou temas importantes que contribuirão para o salvamento de mais vidas, como Emergências Respiratórias sem Pulso; Controle Não Invasivo das Vias Aéreas e Terapia Elétrica; Reconhecimento das Arritmias Cardíacas; Taquicardia Vasculares; Bradicardia; Síndromes Coronarianas, entre outros.
"Uma equipe bem preparada é indispensável. O governador Confúcio Moura se preocupa em preparar nossos profissionais para realizar esses atendimentos de emergência com mais segurança. É necessário o máximo de experiência diante de uma situação de alta complexidade para que, no momento do atendimento, não tenha exposição de riscos tanto para o paciente quanto para a equipe", disse o secretário da Sesau Williames Pimentel.
Pimentel disse ainda que este curso faz parte uma série de capacitações que o governo vem realizando para que, cada vez mais, os profissionais da área da saúde tenham novos conhecimentos.
O curso tem uma versão atualizada, a partir dessa capacitação, os profissionais médicos saem mais preparados para lidar com situações de emergências cardiológicas, tirando o paciente do risco de morte.
De acordo com o coordenador do curso, o médico Andrei Hilário, as técnicas usadas são modernas e podem estabilizar o quadro clinico do paciente.