Camargo Corrêa e SEBRAE RO capacitam novos fornecedores

O projeto Tempo de Empreender Rondônia tem como objetivo implantar um sistema eficiente de produção primária e desenvolver duas agroindústrias de abacaxi e banana seus derivados

Camargo Corrêa e SEBRAE RO capacitam novos fornecedores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
A capacitação foi dividida em dois momentos. O primeiro aconteceu dia 1º, para a diretoria da Coopertap, e nesta sexta-feira, 2 de agosto, foi a vez dos produtores da Unicoop, participarem do treinamento ministrado por profissionais da Construtora Camargo Corrêa, empresa parceira dos projetos Tempo de Empreender abacaxicultor (Abunã) e Tempo de Empreender bananicultor (União Bandeirantes). O objetivo foi capacitar as cooperativas com os conhecimentos necessários e exigidos pela empresa para o fornecimento de frutas para a Usina Hidrelétrica Jirau.
Durante a capacitação, os participantes foram acompanhados por profissionais da Camargo Corrêa da área de Compras e Recebimentos, que apresentaram aos cooperados todos os procedimentos cadastrais exigidos para o fornecimento, como são efetuados os pagamentos e as datas, recebimento ou devolução de mercadoria, entre outros temas.
A nutricionista da Camargo Corrêa e responsável técnica pelo refeitório da UHE Jirau, Cláudia Tremper Minasi, explicou, entre vários assuntos, o recebimento de mercadorias, quais os requisitos de qualidade cobrados pela unidade, dentro das legislações vigentes. “Falamos também sobre a higienização do veículo, procedimentos de descarga, a qualidade que o produto precisar ter para nós, quais os critérios rigorosos cobrados no ato do recebimento, como é feito o armazenamento, a maturação, no caso da banana e do abacaxi”.
A profissional da Camargo Corrêa destacou a importância da parceria que “reconhece o nosso trabalho e nos gratifica por podermos passar às cooperativas de pequenos empreendedores, que estão começando no mercado, como eles devem agir ao longo do tempo do fornecimento de suas mercadorias”, comentou.
Segundo o gerente executivo da construtora Camargo Corrêa, na Usina Hidrelétrica Jirau, José Antônio Zanotti, a empresa tem um importante compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. “É gratificante ver os resultados alcançados. Fica a convicção de que estamos contribuindo para o desenvolvimento do estado”, disse.
Para a gestora dos dois projetos, Liomar Sabino de Souza, do SEBRAE/RO, “os parceiros estão somando forças para desenvolver a cadeia produtiva do estado” comentou. “A partir do momento em que eles estão capacitados por um excelente parceiro, que é a Camargo Corrêa, empresa referência na capacitação para fornecimento de hortifruti, eles poderão fornecer para qualquer empresa do Brasil. É importante ressaltar a parceria Camargo Corrêa e Instituto Camargo Corrêa, que possibilitaram a capacitação em conjunto com o SEBRAE”, explicou.
Um dos participantes do curso foi o diretor Comercial da Unicoop, Júlio Veríssimo de Melo. “É fundamental participar desta capacitação focada nas boas práticas visando atender as exigências do mercado. É muito importante para nós produtores adquirimos estes conhecimentos, que nos possibilitará atender não apenas um cliente como a Camargo Corrêa, mas outros com a mesma qualidade. Este é o nosso grande propósito”.
Melo fez questão de frisar que “sem a parceria do Instituto Camargo Corrêa, a Construtora Camargo Corrêa e o SEBRAE que viabilizaram recursos, não teríamos a estrutura e a logística necessária, assim como a confiança e possibilidade para que os produtores pudessem trabalhar. O maior problema do produtor rural é vender seu produto, porém estes parceiros nos aproximaram do mercado para fazermos a negociação e viabilizar a comercialização” finalizou.
Tempo de Empreender RO
Presente nos distritos de União Bandeirantes e Abunã, o projeto Tempo de Empreender Rondônia tem como objetivo implantar um sistema eficiente de produção primária e desenvolver duas agroindústrias de abacaxi e banana seus derivados.
A meta principal é elevar em 15% da renda dos produtores familiares obtida com a produção primária e produtos processados e industrializados. Há dez meses em execução, o projeto obteve os seguintes resultados: envolvimento de 330 famílias, ampliação de 10% na renda das famílias produtoras de banana e abacaxi, melhoria das práticas de produção primária, desenvolvimento da cultura da cooperação, engajamento de jovens e mulheres na gestão das propriedades, acesso ao mercado local, com destaque para a cultura do abacaxi que comercializa 100% da produção no comércio local, constituição de uma identidade para os produtos e utilização de embalagens de acordo com as normas do mercado.
Além da Camargo Corrêa, Instituto Camargo Corrêa e do SEBRAE Rondônia e SEBRAE Nacional, os projetos contam ainda com o apoio da Emater, Prefeitura de Porto Velho, Governo de Rondônia, Eletrobras Distribuição Rondônia e o Sescoop.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS