Governador passa "pente fino" na RO-257
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O governador Confúcio Moura, acompanhado do senador Valdir Raupp e o diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem de Transporte, Lúcio Mosquini, fez, uma inspeção minuciosa de quase duas horas no trecho entre os quilômetros 30 e 63 da RO-257.
O governador Confúcio Moura, acompanhado do senador Valdir Raupp e o diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem de Transporte, Lúcio Mosquini, fez, no meio da tarde desta sexta-feira (2), uma inspeção minuciosa de quase duas horas no trecho entre os quilômetros 30 e 63 da RO-257, que liga Ariquemes ao 5º BEC e aos municípios de Machadinho D’Oeste e Vale do Anari.
Lúcio Mosquini apresentou ao governador e comitiva uma detalhada explanação sobre cada parte dos 33 quilômetros em obras, mostrando as galerias e tubulações (obras de arte), os desbastamentos de morros e aterros de vales que permitem o nivelamento adequado de cada trecho, tornando a estrada mais plana. Mostrou também, na prática, as camadas de terra, brita, cascalho e demais sedimentos que antecedem o piche e o asfalto.
Ao se encontrar com o amigo de muitos anos, Zezinho da Máquina, que mora na região há mais de 35 anos, em seu ‘boteco’ que fica no quilômetro 37, perguntou: “Quanto tempo você já levou para chegar a Ariquemes no tempo das chuvas?” recebendo a resposta do amigo Zezinho: “Já gastei um dia inteiro para ir e voltar” e completou: “Mas agora que o senhor está fazendo o que os outros govenadores nunca fizeram, que é asfaltar nossa RO-257, vou poder ir e voltar em menos de uma hora, 20 minutos para ir e 20 para voltar, sobrando ainda um tempinho para conversar com os amigos”, finalizou.
O ‘boteco do Zezinho da Máquina’ é muito famoso na região, sendo escolhido como local do lançamento e início das obras, em andamento, no dia 30 de novembro do ano passado. Este trecho que já se encontra com os trabalhos em estado avançado, segue rigorosamente o cronograma estipulado pelo secretário Mosquini e terá mais de 50% concluído ainda este ano, tempo recorde para uma obra dessas, como explica: “As obras de arte e nivelamentos desta estrada exigem muito trabalho porque o terreno é muito acidentado e pedregoso. Mas isso não impede que os nossos técnicos e funcionários do DER e Deosp deixem atrasar um dia sequer”, concluiu.
Muito animado, o governador seguiu para Ariquemes onde vistoriou também o Canal da Cidadania, que teve início no segundo semestre de 2012 e que já canalizou o igarapé em que, segundo Confúcio Moura, já morreram muitas crianças nesse córrego. “Quando eu era prefeito daqui, solicitei o levantamento total da região e também as providências que poderiam ser tomadas. Ao assumir o governo, dei início a este e a outros Canais da Cidadania em várias cidades de Rondônia, principalmente em locais onde estão assentadas famílias de baixa renda”.
Ao final do dia de inspeção, já no começo da noite, o governador lembrou que o Governo da Cooperação avança como nunca, principalmente pelo engajamento dos seus funcionários e também pelo apoio que vem recebendo de todos os seguimentos da população e da classe política, ali representada pelo senador e presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!