TCE de Rondônia cumpre Lei de Acesso, aponta mídia nacional

TCE de Rondônia cumpre Lei de Acesso, aponta mídia nacional

TCE de Rondônia cumpre Lei de Acesso, aponta mídia nacional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) foi destacado como uma instituição que cumpre a Lei de Acesso à Informação (LAI), aplicada aos órgãos públicos e cuja vigência completou um ano em maio passado. A constatação faz parte de levantamento, realizado pelo Jornal O Globo, de alcance nacional. 

De acordo com o jornal, feita a análise, que levou em conta portais da transparência de TCs de todo o país, constatou-se que a página da Corte de Contas rondoniense (www.tce.ro.gov.br/acessoainformacao) atende o modelo de transparência adotado pela União desde a aprovação da LAI. 

No levantamento feito por O Globo, foram analisadas informações disponibilizadas pelos TCs em seus portais de transparência. Entre outros pontos, foram verificados dados e informações sobre gastos com pessoal, licitações e outras despesas realizadas pelo órgão público. 

Também foram verificados aspectos relativos a acesso à página, navegabilidade e facilidades que, obrigatoriamente segundo a lei, devem ser colocadas à disposição do público em geral, como, por exemplo, ferramenta para solicitação de informações (e-SIC). 

O QUE É A LAI 

A Lei Federal nº 12.527/2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação, entrou em vigor no dia 16 de maio de 2012 e visa, entre outros pontos, ampliar a transparência na gestão pública e promover o controle social da administração pública. 

O objetivo da lei é permitir que qualquer cidadão obtenha informações referentes à gestão das empresas, de administrações direta e indireta de todos os Poderes, e ainda, de entidades não governamentais sem fins lucrativos que recebem recursos públicos. 

No caso do TCE-RO, seu portal da transparência disponibiliza informações sobre a própria instituição e suas competências, bem como sobre ações de fiscalização exercidas pela Corte de Contas em relação ao uso de recursos públicos pelos gestores do Estado e dos 52 municípios rondonienses.


 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS