Governo implanta programa para redução do consumo de energia e água

Governo implanta programa para redução do consumo de energia e água

Governo implanta programa para redução do consumo de energia e água

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de reduzir o desperdício de água e energia, além de ter maior controle do consumo em toda administração estadual, o governo de Rondônia está implantando em caráter experimental, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), um sistema informatizado de uso racional da água chamado AGUAPURA. O programa funciona através de um sistema online de monitoramento onde são inseridos os dados das leituras dos hidrômetros e medidores de energia elétrica diariamente.
O monitoramento é realizado pelo sistema VIANET, que serve como banco de dados das informações sobre o consumo de cada unidade consumidora, disponível para consulta pela internet.
Para o monitoramento é indicado um funcionário da unidade, que após passar por uma capacitação sobre os conhecimentos técnicos e teóricos, aprende na prática a inspecionar periodicamente o sistema de suprimento de água e reparar todos os vazamentos.
O sistema que o Estado está adotando atua na fiscalização do consumo de água e energia elétrica dentro dos prédios monitorados. Com o acompanhamento diário dos dados é possível verificar a evolução do consumo e ainda detectar variações, resultando em pontos significativos de vista ambiental, econômico e social.
A Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais do Estado (Sugespe), na busca de novas formas de economicidade na administração pública e atender aos fins sociais da coletividade, busca, com esta iniciativa inédita, possibilitar ao governo do Estado economizar nas despesas com o consumo de água e energia elétrica, incentivando a utilização responsável dos recursos públicos.
O AGUAPURA é uma idealização do Dr. Asher Kiperstok, da escola politécnica do departamento de engenharia ambiental da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Nos órgãos públicos onde a metodologia foi utilizada, a economia gerada chegou a índices próximos de 40%.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS