Sindsbor realiza reunião em Machadinho do Oeste

Sindsbor realiza reunião em Machadinho do Oeste

Sindsbor realiza reunião em Machadinho do Oeste

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acontece neste domingo, em Machadinho do Oeste, reunião entre o Sindicato dos Seringueiros e Soldados da Borracha (Sindsbor) e extrativistas da região para tratar da PEC 320, que regulariza a profissão de seringueiros, o subsídio e a instalação de energia elétrica na reserva de Maracatiara, entre outras. A reunião acontece no Teatro Municipal, a partir das 9 horas.

Segundo o vice-presidente do sindicato, George Teles, o Carioca, a reunião contará com a presença da Associação dos Seringueiros, representantes da área de agricultura, da cooperativa e da representante do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), vereadora Valnéria.

O Sindsbor, na atual gestão, vem lutando constantemente para aprovar, junto ao Congresso Nacional, a PEC 556/2002, que dá nova redação ao Art. 54 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal – concedendo aos seringueiros (Soldados da Borracha) os mesmos direitos concedidos aos ex-combatentes da II Guerra Mundial, ou seja, a aposentadoria e pensão especial. Dessa forma, o vencimento de um Soldado da Borracha passaria dos atuais dois salários mínimos para o mesmo vencimento de um 2º tenente do Exército, algo em torno de R$ 4,5 mil.

“Esta reunião servirá para atualizar a todos os sindicalizados e seus representantes o andamento das ações na Justiça e das PEC no Congresso Nacional”, afirmou Teles, que se diz preocupado com a situação de ex-Soldados da Borracha que se encontram acima dos 80 anos, e enfrentam sérias dificuldades financeiras, estando doentes, muitos acamados e sem condições de pagar remédios e se manter com alimentação e outras despesas. “A situação de alguns é bem complicada, pois estão na cama, precisando usar fraldão, oxigênio, enfim, muito complicado”, disse ele.

Teles convoca a todos os seringueiros e extrativistas da região de Machadinho para esta importante reunião em que será tratada a regularização da profissão (PEC 320), o subsídio da borracha e a negociação direta com o governo, sem a interferência de intermediários, melhorando o faturamento dos produtores e a instalação urgente de energia elétrica para os extrativistas a fim de melhorar a qualidade de vida dos que já vivem isolados pela distância. “Precisamos e vamos pedir atenção especial sobre as reservas extrativistas, e o senador Acir Gurgaz tem sido um grande aliado na causa dos seringueiros e extrativistas do Estado”, informou Teles. (DA REDAÇÃO)

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS