A sala segue um novo padrão de mobiliário e de equipamentos de ponta que serão comuns nas demais salas da OAB no Estado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“Uma sala que passa a ser o símbolo da nova gestão da OAB. A partir dela, toda a advocacia do Estado terá mais dignidade. Ela será o modelo adotado em todas as demais salas da OAB em Porto Velho e no interior do Estado” assim resumiu Andrey Cavalcante, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), ao falar sobre a importância da primeira sala do advogado inaugurada na atual gestão e da justificativa em homenagear à memória de Pedro Olímpio da Silva Albuquerque, que recebeu o nome na nova sala. Pedro Olímpio faleceu no último dia 23 de junho, aos 92 anos e foi um dos fundadores da OAB/RO.
A inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), e contou com a presença do Secretário de Estado de Segurança Pública, Marcelo Bessa, dos membros da Diretoria da OAB/RO, Caixa de Assistência de Advogados de Rondônia, Conselheiros Estaduais, vários advogados criminalistas e os familiares do homenageado.
A antiga sala que antes era ocupada por motos e bicicletas furtadas, não oferecia o mínimo de conforto ou privacidade para o advogado e seu cliente, agora dá lugar a um moderno e confortável espaço com central de ar, cadeiras ergonômicas, estações para computador, mesa para uma secretária e uma moderna copiadora e impressora com scanner de alta produtividade.
O advogado criminalista Velci Neckel falou que estava surpreso com o que estava vendo e que a sala representa “uma conquista inédita que vai contribuir muito para a advocacia criminalista”. Ele comentou que antes, os advogados não tinham o menor prestígio por não terem local para atender os clientes. “Agora temos um lugar digno, que mostra nosso prestígio e valoriza o cidadão, uma vez que as prerrogativas na verdade são deles, somos apenas tutores dos seus direitos”.
Na solenidade de abertura, Andrey Cavalcante fez questão de citar e agradecer toda a Diretoria da OAB/RO e membros presentes, bem como, lembrou dos Presidentes das Subseções, verdadeiros guerreiros que aceitaram esse desafio de gerir os destinos da Ordem, irmanados em oferecer o melhor para a categoria. Dirigindo-se aos advogados presentes, comentou que “reformar as salas da OAB e garantir ambiente mais humanizado para os advogados, proporcionando-lhes a dignidade merecida, foi o primeiro compromisso assumido quando estive com vocês. Essa é a realização de um sonho”.
Quanto a homenagem a Pedro Olímpio, Andrey fez questão de frisar a herança moral que deixava para seus familiares. “Um grande homem que dignificou não só a advocacia em nosso Estado, mas a advocacia brasileira. Ético, compromissado e dedicado à família ele agora agora será imortalizado com essa justa homenagem”, pontou Andrey.
Bastante emocionado, o filho de Pedro Olímpio, Nelson Olímpio, falou em nome da família e demonstrou todo agradecimento pela homenagem. “Esperamos que essa sala sirva para todos os advogados e que contribua para o bem da sociedade”.
O Secretário Marcelo Bessa, parabenizou a OAB pela proposta da sala e garantiu que, na condição de Secretário, sempre estará ao lado da OAB para garantir o livre exercício da advocacia e o pleno atendimento às prerrogativas dos advogados. “Nunca vi o advogado do lado oposto. Ao contrário, vejo o advogado como componente importante para o cumprimento da Justiça”. Na oportunidade o Secretário informou que fará em breve um seminário na sede da OAB voltado para os agentes de segurança e quer incluirá na programação, tema específico para tratar das prerrogativas dos advogados.
A Presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), Maracélia Oliveira, comentou que a sala era um grande anseio da categoria, agora concretizado. Ela complementa que a nova sala “dignifica a advocacia e ainda concilia o ambiente com a valorização da cultura, uma vez que quadros com imagens antigas da cidade harmonizam o ambiente, deixando-o muito mais agradável”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!