Iniciaram-se na terça-feira (16) as obras de revitalização do edifício da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles. A Prefeitura Municipal de Porto Velho e o Exército Brasileiro atuam em parceria na realização desses serviços, que deverão estar encerrados até o dia 30 de julho.
“Tivemos a iniciativa de procurar o Exército para nos ajudar no projeto de revitalização do espaço da Biblioteca e demos um passo acertado, pois fomos muito bem acolhidos pelo comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, o General Ubiratã Poty, que logo se entusiasmou e envolveu-se com a proposta. A colaboração do Exército está sendo fundamental para a execução do projeto”, afirmou Adson Muniz, diretor da Biblioteca.
A última grande restauração acontecida no prédio da Biblioteca foi em 2003, após isso, nenhuma outra obra foi realizada e a diretoria estava considerando como de extrema necessidade a recuperação de salas, instalações hidráulica e elétrica e outros reparos. Nas ações de parceria entre a Prefeitura e o Exército, diversas secretarias municipais estão atuando como cooperadores. A Educação (Semed), órgão municipal ao qual a Biblioteca é diretamente vinculado, providenciou os materiais para a reforma, tais como tintas, argamassas, pinceis e diversos outros; Transportes e Trânsito (Semtran) comprometeu-se com obras de sinalização horizontais e verticais, que são placas e faixas de chão que serão afixados no entorno da Biblioteca; Meio Ambiente (Sema) realiza a doação de mudas e terra preta para arborização e serviços de jardinagem na parte interna do edifício (jardim de inverno); Serviços Básicos (Semusb) coloca à disposição os serviços de podas de árvores, limpezas na praça, corte da grama, retirada de entulhos e ainda outros serviços semelhantes; Obras (Semob) oferece a quebra de calçadas e a construção de vias de acesso com piso tátil para atender a necessidades específicas de portadores de deficiências físicas. Assim, diversos segmentos da administração municipal se mobilizam nas obras de revitalização do espaço da mais importante biblioteca pública do estado de Rondônia.
Por parte do Exército, estão sendo cedidos 10 pintores, 01 técnico em hidráulica, 01 eletricista e 01 pedreiro, além disso, também estão sendo disponibilizadas ferramentas e outros utensílios de trabalho.
“Temos recebido um forte apoio na implementação desse projeto de revitalização da Biblioteca. Devo destacar dois nomes importantes nesse processo, a professora Chaguinha, secretária adjunta da Semed, e o Zenildo Santos, chefe do Departamento Administrativo da Semed. No entanto, entre os pedidos que temos feito a tantas pessoas para podermos levar a efeito esse projeto de revitalização, há um pedido importante que devo estender a toda a população de nosso município. Precisamos de novas doações de livros e também precisamos que aqueles que emprestaram obras de nosso acervo e não as devolveram que o façam. Façam isso como um sinal de respeito às coisas que não pertencem a nenhuma pessoa, especialmente, mas que, todavia, pertencem ao conjunto de todos os cidadãos portovelhenses”, finalizou o diretor.