O governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), traz pela primeira vez no Estado, o curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria, que oferece aos 24 médicos pediatras do Hospital Infantil Cosme e Damião, que participam da capacitação, mais experiêcias para o atendimento à criança.
Durante quatro dias serão demonstrados diversos assuntos, como abordagem sistematizada do paciente crítico com parada cardiorespiratória, arritmia cardíaca e todo tipo de ajuda no atendimento de urgência e emergência.
O Hospital Infantil Cosme e Damião atende diariamente cerca de 300 pacientes vindos de todo o Estado. De acordo com o diretor-geral da unidade, Nilson Paniagua, cursos como estes trazem melhorias na qualidade e no atendimento aos pequenos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) . “São cursos de excelência que visam aprimorar ainda mais os atendimentos de urgência e emergência aos plantonistas do Cosme e Damião”, destaca.
A capacitação está sendo ministrada por profissionais do Instituto do Coração (Incor) e pela pediatra Lucilia Santana Faria, da American Heart Association e também coordenadora da UTI pediátrica do Hospital Sírio Libanês.
"O governo da Cooperação está empenhado na capacitação e valorização dos profissionais de saúde. Diversos cursos já estão acontecendo, em seguida será realizado o curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), teórico-prático, cujo referencial teórico é direcionado para emergência cardiovascular, que será ministrado de 8 a 11 de agosto, onde irá capacitar 56 médicos da rede estadual de Saúde", afirma o secretário da Sesau, Williames Pimentel.
Pimentel disse ainda que um pacote de cursos está acontecendo com o objetivo de transmitir conhecimentos e qualificações essenciais para que o médico possa aplicar na identificação e no tratamento de lesões traumáticas com risco de vida real ou potencial. Esta capacitação acontecerá de 4 a 7 e 11 a 14 de setembro. Todos os médicos do Pronto Socorro João Paulo II, Hospital de Base Ary Pinheiro, Assistência Médica Intensiva (AMI 24h), Centro de Medicina Tropical (Cemetron), Hospital Infantil Cosme e Damião, Hospital Regional de Cacoal e outros passarão por capacitações, porque o objetivo do governador Confúcio Moura é investir no profissional.