Soldados da Borracha aguardam votação da PEC 556 /2002

Soldados da Borracha aguardam votação da PEC 556 /2002

Soldados da Borracha aguardam votação da PEC 556 /2002

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O vice-presidente do Sindicato dos Soldados da Borracha de Rondônia, George Telles, conhecido como Carioca está em Brasília acompanhando o andamento dos processos que beneficiam os soldados da borracha que afirmam violação dos direitos humanos e tentam desde 2002 recuperar parte dos prejuízos causados a categoria.
Carioca comentou que o apoio dos parlamentares tem feito grande diferença para a categoria, e agradeceu o empenho dos deputados federais Carlos Magno (PP-RO), que tem se empenhado desde que assumiu como federal para que a questão seja concluída o mais breve possível e também o deputado, Nilton Capixaba (PTB-RO) que está como coordenador da bancada de Rondônia e entende que este é um direito que já deveria ter sido assegurado.
Carlos Magno já apresentou requerimento na Câmara dos Deputados para que a PEC 556/2002, que dá nova redação ao Art. 54 do Ato das Disposições Constitucionais transitórias da Constituição Federal - Concedendo aos Seringueiros (Soldado da Borracha) os mesmos direitos concedidos aos ex-combatentes: aposentadoria especial e pensão especial, dentre outros para que seja inclusa na pauta da ordem do dia, e espera que seja votada logo pós o recesso parlamentar.
Magno também tem colocado sua assessoria em Brasília a disposição do Sindicato para facilitar a árdua tarefa de ver concluída esta demanda de uma categoria que sofre há mais de dez anos e comentou que este caso está em fase final, faltando apenas à votação da PEC 556/2002 no plenário da casa.
O Vice-Presidente do Sindicato informou que o processo de indenização pela violação dos Direitos Humanos sofridos nos seringais da Amazônia durante a década de 40, tramita em Brasília e aguarda parecer da procuradora, Ana Luisa Figueiredo de Carvalho, para que possa ser distribuído ao desembargador Souza Prudente para conclusão.

George Telles (Carioca) ao concluir sua visita ao gabinete do deputado Carlos Magno, agradeceu o apoio e empenho do parlamentar e reforçou a solicitação para que o Governo Federal agilize a votação da PEC 556/2002, afim de reparar o que considera uma das maiores injustiças do mundo, pois, como bisneto de soldado da borracha percebe o trabalho do bisavô como escravo na Amazônia. “Não aceito esta injustiça, pois, vi o sofrimento de muitos que já se foram e hoje vejo o sofrimento das famílias desamparadas e dos “soldados” que estão enfermos e não tem qualquer amparo do governo. Acredito que será feita justiça.” Desabafou Carioca.

 

 

 

 

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS