Grupo europeu visa investir em Rondônia

Grupo europeu visa investir em Rondônia

Grupo europeu visa investir em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Representantes da terceira maior companhia marítima do mundo, a CMA CGM, visitaram na última segunda-feira (15) a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), com o propósito de prospectar futuras alianças de negócio. O gerente da filial em Manaus, Angelo Cristiano Pedroni, foi recebido pelo diretor presidente da SOPH, Ricardo Sá.
om uma frota de mais de 400 navios - a companhia possui os maiores cargueiros de contêineres do mundo, capaz de levar até 16 mil contêineres - o grupo está presente em 150 países de todos os continentes e tem interesse em ampliar ainda mais seus negócios no Brasil. O grupo vislumbra excelentes perspectivas através da rodovia transoceânica, projetada para ser um corredor de commodities e que liga o Brasil ao Oceano Pacífico.
Rondônia está estrategicamente localizada no meio desse caminho de integração comercial e é fundamental para o escoamento de carne, minérios e outros produtos. "A Rota do Pacífico é a segunda opção que nós temos para importar cargas da China, através do Peru até Assis Brasil (AC), de lá até Porto Velho, pelo modal rodoviário, e seguindo do Porto da Capital pela Hidrovia Madeira/Amazonas para atender 60 indústrias em Manaus", destacou Pedroni.
Segundo estudos prévios, com a utilização dessa nova rota será possível ter uma economia de até US$ 400 por tonelada e uma redução de 28 dias da saída do produto até o destino final, quando comparada ao Canal do Panamá.
"Dotar o porto de toda infraestrutura necessária para melhorar a competitividade e a dar eficiência às operações portuárias, tem sido prioridade para o governador Confúcio Moura", enfatizou Ricardo Sá. Para o presidente da SOPH a visita do grupo francês sinaliza que "o mercado tem visão estratégica de que o Porto Organizado da Capital é uma porta aberta para as rotas mundiais de comércio porque aproxima distâncias e amplia as oportunidades de negócio", finalizou Sá.
As principais cargas desse grupo europeu, movimentadas entre o Brasil e o restante do mundo, são compostas de produtos pré-fabricados de madeira, madeira, peças de automóveis, equipamentos industriais, além de cargas refrigeradas, que registram forte aumento de demanda, sobretudo sucos, carnes bovina e suína e frango. Mas para viabilizar a importação desses produtos, via Rota do Pacífico, resta ainda derrubar a barreira aduaneira que inviabiliza a integração comercial pela transoceânica.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS