Advogados serão vacinados contra gripe H1N1 em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o objetivo de promover mais saúde aos profissionais da advocacia e aproveitando esta época do ano em que os casos de gripe e resfriados aumentam junto a população, a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), realiza em Porto Velho no período de 23 a 26 de julho, uma intensa campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1 - mais conhecida como gripe influenza A - para os advogados e seus familiares. A campanha conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) e a MedPrev. A campanha acontece a cada dia em pontos distintos conforme cronograma ao final.
“Vamos iniciar essa campanha em Porto Velho e depois estender aos demais municípios do Estado. Resolvemos aproveitar a proximidade com o Dia do Advogado, comemorado no próximo 11 de agosto, e oferecer ações diferenciadas, entre elas essa campanha que visa promover a saúde dos advogados e seus familiares”, explicou Manoel Veríssimo, Presidente da CAARO.
A campanha de vacinação está focada para todos os advogados e seus familiares, porém, seguindo recomendação da Sesau, as crianças menores de 12 anos não serão vacinadas e aquelas pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina.
Sobre a doença
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, de interesse para a saúde pública do Brasil. Apresenta potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco (crianças menores de dois anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). A principal intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é a vacinação
Levantamento feito pelo ministério da Saúde em 2009, registrou um total de 2.959 casos da doença, principalmente nas regiões sul e sudeste, possivelmente em função do clima frio em determinada época do ano. Rondônia registrou nesse período um caso da doença.
Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.
Confira os locais de datas de vacinação
Dia 23 de julho
Horário: das 9às 13h
Local: Estacionamento do Advogado no Fórum Cível - rua Lauro Sodré, 1728, São João Bosco
Dia 24 de julho
Horário: das 9h às 13h
Local: Fórum Criminal – rua Rogério Weber, 1928, Centro
Dia 25 de julho
Horário: das 9h às 13h
Local: Tribunal Regional do Trabalho – 14ª Região – rua Almirante Barroso, 600, Mocambo
Dia 26 de julho
Horário: das 9h 1as 13h
Local: Juizado Especial Cível e Criminal - avenida Amazonas, 2375 – Nova Porto Velho
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!