O 190 do 6º Batalhão da Polícia Militar em Guajará-Mirim recebeu a denúncia relatando a suspeita dos dois bolivianos estarem com entorpecente, nas imediações de Nova Mamoré o carro táxi em que eles estavam foi interceptado.
A barreira foi montada na BR 425, cabeceira da Ponte do Igarapé Lage, nas proximidades de Nova Mamoré. A apreensão ocorreu por volta das 14h30min, de terça-feira (18/6), onde uma guarnição (CPL 407) lotada na 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo em Nova Mamoré, com apoio de uma patrulha da Polícia Ambiental, logrou êxito no combate ao tráfico internacional de droga. A dupla foi submetida a revista minuciosa, sendo encontrado acondicionado na cueca de Ronald Gueider, 45 anos, natural de Santa Cruz – Bolívia, mais de dois quilos de pasta base de cocaína. O outro acusado foi identificado como Reny Subirana Arteaga, idade não revelada, morador da cidade boliviana Trinidad. Pesquisa nominal na PF constatou que Reny retirou o cartão de entrada/saída no Brasil na manhã daquele mesmo dia.
Gueider ao ser indagado sobre o caso, disse ter adquirido o produto ilícito na cidade de Santa Cruz e levaria o material até Porto Velho. Segundo ele, entregaria a um homem de nome não revelado e receberia pelo transporte o valor de mil dólares.
Os dois foram encaminhados até a DPF de Guajará-Mirim e após flagranteados de acordo com a lei 11.343/2006, se encontram recolhidos a Casa de Detenção masculina do Estado em Guajará-Mirim a disposição da Justiça. A substância apreendida depois de periciada pesou 2.130 Kg.