Centenas de pessoas participaram, na noite da quarta-feira, 26 de junho de 2013, de um manifesto em frente ao edifício-sede do Ministério Público do Estado de Rondônia para demonstrar o apoio à rejeição, pelo Congresso Nacional, da Proposta de Emenda Constitucional 37/2011, a PEC 37, que pretendia limitar o poder de investigação do Ministério Público e de outros órgãos de controle e combate à corrupção.
O Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, fez questão de participar da manifestação para agradecer o apoio da sociedade contra a PEC 37. Héverton enfatizou que se o povo não tivesse ido às ruas, com certeza a PEC seria aprovada no Congresso.
Ele ressaltou que em 1988 a Constituição definiu o Ministério Público como órgão defensor da sociedade, mas em 2013 foi o povo que foi às ruas para defender o Ministério Público. Para Héverton, a história do Brasil está sendo reescrita e a República brasileira não será mais a mesma a partir de agora.
A manifestação contra a PEC 37 foi organizada pelos Movimentos Dia do Basta e Vem para Rua Porto Velho, reunindo estudantes, funcionários públicos professores e sociedade em geral.