|
Imagem ilustrativa |
Nas redes sociais, as organizadoras do evento já começam a convidar o máximo de pessoas possíveis para a realização da 1ª Marcha das Vadias de Porto Velho 2013. A manifestação está marcada para o dia 3 de agosto e o convite não se estende apenas às mulheres da Capital, mas também aos homens que apóiem a causa. Local e data ainda serão divulgados.
Na página oficial do evento no Facebook, a organização explica o que é a Marcha das Vadias e o porquê o movimento leva este nome, que para alguns chega a soar um tanto agressivo. Confira.
A Marcha das Vadias é um ato feminista que luta pela autonomia da mulher sobre o seu próprio corpo. Saímos às ruas para dizer que as mulheres vítimas de violência não são responsáveis pelo crime cometido contra elas. Lutamos pela punição dos estupradores e agressores, únicos responsáveis pela violência.
Chegou a hora de quebrar o silêncio!
Por que Vadias?
O patriarcado nos ensina que se uma mulher é estuprada é porque ela estava usando roupas provocantes e, portanto, pediu por isso. Ele nos ensina a esconder nossos corpos e nossos desejos como se fossem ofensas, mas se esquece de ensinar aos homens que uma mulher de mini-saia, vestido, short ou decote não está pedindo para ser estuprada, está apenas exercendo seu direito de escolha e usufruindo da autonomia que tem sobre o próprio corpo.
A violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer!
O apoio de homens, coletivos, movimentos, organizações, instituições e partidos é bem-vindo à Marcha das Vadias Pvh.
Incentivamos participação na Marcha, como: notas de apoio, participação no dia da marcha, desconstrução do machismo no dia a dia, troca de conhecimentos, com as vadias, entre outras.