MP promove Seminário de Combate à Hanseníase e à Tuberculose

MP promove Seminário de Combate à Hanseníase e à Tuberculose

MP promove Seminário de Combate à Hanseníase e à Tuberculose

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Estado de Rondônia realiza no dia 26 de junho, das 8 às 18 horas, o Seminário de Combate à Hanseníase e à Tuberculose, no auditório do edifício-sede da Instituição em Porto Velho. O objetivo do evento é abordar os crescentes casos de hanseníase, especialmente no Estado de Rondônia, que já ocupa o 3º lugar no Brasil, no coeficiente de detecção geral, e ressaltar a importância do tratamento da doença. O Seminário visa também demonstrar a relevância do fortalecimento da Atenção Básica para o diagnóstico e tratamento das doenças.
O encontro é dirigido a Promotores de Justiça que atuam na área da saúde, diretores de Unidades de Atenção Básica nos municípios, agentes comunitários e profissionais da área. O Ministério da Saúde firmou compromisso de eliminação da Hanseníase, classificado como problema de saúde pública, até o ano de 2015, conforme o Plano Integrado de Ações Estratégicas 2011-2015. O Grupo de Trabalho da Saúde, ligado ao Conselho Nacional do Ministério Público, apurou que dentre outros, um dos principais motivos do número de casos de Hanseníase ter se mantido elevado nos últimos 11 anos pode estar relacionado à ineficácia da gestão e falta de capacidade técnica dos profissionais de saúde. O Estado de Rondônia ocupa o 3º lugar no Brasil, no coeficiente de detecção geral da doença e em 2º na Região Norte, apresentando, em 2012, 801 novos casos.
Tuberculose
De outro lado, e com não menos importância, está a Tuberculose, doença infecciosa e transmissível, que pode atingir vários órgãos do corpo e levar a morte, se não for tratada. O tratamento, porém, é fácil e não exige internações ou isolamento do paciente, basta que haja uma continuidade. A Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada para o paciente com suspeita de hanseníase e tuberculose. Torna-se necessário reforçar as ações da Atenção Básica nesse sentido a fim de possibilitar o cumprimento das metas de erradicação das doenças.
Programação:
Dia 26 de Junho:
8h - Abertura Evento.
8h15 - “O que é hanseníase?”
Albanete Araujo de Almeida Mendonça - Enfermeira, pós-graduada em Saúde Pública e Doenças Tropicais - Técnica da Coordenação Estadual de Controle da Hanseníase.
8h50 - “Deformidades e incapacidades na Hanseníase”.
Carmelita Ribeiro Filha – Fisioterapeuta, pós-graduada em Gestão Pública, Gerente da Gerência Técnica da Vigilância Ambiental e Epidemiológica/AGEVISA/RO.
9h45 - Coffee Break.
10h - “Indicadores Epidemiológicos e Operacionais em Hanseníase”
Marlene Salete dos Santos – Administradora, chefe do Núcleo de Hanseníase e Tuberculose/AGEVISA e Coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase.
10h30 - “Aspectos biopsicossociais da Hanseníase e Tuberculose”.
Wanderlei Ruffato - Enfermeiro da Policlínica Oswaldo Cruz /Referência Estadual Hanseníase.
11h15 - “A rede de atenção para hanseníase e tuberculose no SUS”.
Maria Arlete da Gama Baldez – Médica epidemiologista, Mestre em Saúde Pública, Diretora da Agência Vigilância em Saúde/AGEVISA/RO.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS