Por volta das 15h, da tarde de segunda-feira, 17/06, uma Guarnição Policial do 7º BPM realizava patrulhamento preventivo na Avenida Guaporé, Setor 06, em Ariquemes, quando receberam informações de populares, que três jovens estariam rondando o comércio daquele Setor com atitudes suspeitas.
Os policiais militares intensificaram o patrulhamento naquela região, quando verificaram dois jovens com as mesmas características relatada pelas informações. Em certo momento um dos suspeitos retirou um objeto da cintura e passou para um segundo suspeito e em seguida entraram em uma loja de roupas.
Em seguida, os policiais militares resolveram realizar uma abordagem nos suspeitos, estacionaram a viatura um pouco afastada do local, e se aproximaram a pé do estabelecimento comercial, surpreendendo os infratores dentro da loja. Após revistar os infratores, foi localizada uma arma de fogo, tipo garrucha, calibre 22, que estava na cintura do menor, 17 anos, sendo seu comparsa identificado como Vandré dos Santos Ferreira, 18 anos.
Ao serem questionados sobre tal armamento, os mesmos relataram que estavam querendo vender a arma, e que foram a loja para comprar roupas, porém no momento da abordagem não foi localizada qualquer quantia de dinheiro em posse dos mesmos.
Os infratores juntamente com a garrucha foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes, onde o maior foi autuado em flagrante delito pela prática do crime previsto no artigo 14 da Lei 10.826/2003 porte ilegal de arma de fogo, já o menor foi ouvido e liberado, sendo o mesmo compromissado a comparecer na pessoa de seu responsável, se assim for requisitado.