Mais de 50 reeducandos trabalham na limpeza do Cemitério Santo Antônio

Mais de 50 reeducandos trabalham na limpeza do Cemitério Santo Antônio

Mais de 50 reeducandos trabalham na limpeza do Cemitério Santo Antônio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais uma parceria de sucesso, dessa vez entre a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), abre oportunidade para 52 reeducandos da Colônia Agrícola Penal (Capep) de reinserção no trabalho. O convênio, através do Fundo Penitenciário (Fupen), é para a limpeza de toda a área do Cemitério Santo Antônio, em Porto Velho.
Para o reeducando João Batista Ferreira, 47 anos, essa é uma oportunidade para reconquistar a confiança da sociedade. “O pessoal lá fora não confia mais na gente, mas aqui a gente pode mostrar que se recuperou, e até conseguir um emprego quando sair para trabalhar honestamente”, declarou.
O convênio terá duração de 30 dias, prorrogáveis por mais 30, e os trabalhos começaram no último dia 10. Maurício Silva, mais conhecido como Brasília, é o coordenador das equipes de trabalho, e explica a importância das parcerias. “Quando mostramos que o trabalho, com a equipe que está na Sedam, estava dando certo, outros organismos começaram a se interessar, como foi o caso da Semusb. Dessa forma nós inserimos cada vez mais reeducandos na frente de trabalho, tirando da ociosidade e incentivando à valorização do trabalho”, disse.
Brasília explica ainda que, a ideia do Governo da Cooperação é envolver a todos os reeducandos da Capep, escolhidos através do bom comportamento, nessas atividades que devolvam ao apenado o interesse pelo trabalho e pela vida digna em sociedade. Para cada três dias trabalhados, os reeducandos ganham um dia a menos no cumprimento da pena. O salário será de um salário mínimo, apenas com o desconto de 20%, que volta para o Fupen.
O reeducando Alexsandro Silva, 20 anos, conta sobre a experiência: “A visão da sociedade é que nós não temos mais jeito, mas essa oportunidade nos dá a chance de mostrar o contrário, e eu fico muito feliz de poder trabalhar aqui, o que também é uma forma de abrir portas de empregos quando sairmos”.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS