Por meio da operação Aciso, uma ação cívico social de cidadania realizada periodicamente pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva, o prédio da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, localizado no centro de Porto Velho, vai passar por reparos. O prédio que não passa por melhorias desde 2003 será restaurado com nova pintura externa e interna, limpeza das calhas e revisão da parte elétrica e hidráulica. A previsão para início das obras é para o mês de julho e deverá levar em torno de duas semanas.
Segundo o diretor da biblioteca, o trabalho voluntário da 17ª Brigada vai representar economia para o município. “Somente com a mão de obra gastaríamos cerca de R$ 60 mil a R$ 80 mil reais. Conhecemos o trabalho do exército no Estado, por isso os procuramos na pessoa do General Poty, onde fomos muito bem recebidos, apresentamos a demanda do prédio e a proposta foi aceita”, disse Adson Kleber.
Cerca de 15 homens deverão prestar este apoio. São profissionais especializados na área hidráulica, elétrica, entre outras. Durante o período das obras, a biblioteca vai permanecer fechada, com anúncio prévio para a população. Em contrapartida, a prefeitura vai custear o material, que já está em fase de orçamento. Para a administradora da biblioteca, a reforma será mais um incentivo para os frequentadores, que voltaram a procurar o acervo da Francisco Meirelles, com a implantação recente da rede de internet Wi Fi e a climatização. “O número de usuários da biblioteca aumentou depois de instalados os novos recursos. O exército quando decide colaborar com a biblioteca, colabora não só com a prefeitura, mas também com a educação no estado de Rondônia”, comentou Lucileyde Feitosa.