ESBR investe na revitalização do parque natural de Porto Velho

Recurso de convênio assinado provém da compensação ambiental das Linhas de Transmissão de 500 kV da UHE Jirau

ESBR investe na revitalização do parque natural  de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O convênio, que prevê a execução de obras de acessibilidade para o Parque Natural Municipal de Porto Velho, foi assinado na manhã deste domingo (09), pelo diretor Institucional da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), José Lucio de Arruda Gomes, pelo prefeito Mauro Nazif e o secretário Edjales Benício de Brito, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).
A assinatura encerra as atividades da “Semana Nós Ambiente (SENA)” realizada pela Prefeitura através da SEMA, e em parceria com a ESBR. O recurso do convênio, cerca de R$ 480 mil, é proveniente da compensação ambiental referente às três linhas de transmissão de 500 kV, que interligarão a Usina Hidrelétrica Jirau à Subestação Coletora de Porto Velho.
Em seu pronunciamento, José Lucio lembrou as compensações sociais da ESBR voltadas ao Município de Porto Velho, mas em seu ponto de vista, esta tem um significado especial. “A ESBR já entregou muitas obras ao Município, mas este projeto, por ser voltado à preservação de área tão importante para o meio ambiente e com inclusão, proporcionando acessibilidade às pessoas com deficiência, se torna algo muito especial”. Lucio ressaltou ainda a participação do secretário da SEMA nas negociações e parabenizou o prefeito pela condução dos trabalhos em andamento no Parque. 
Já o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente falou da importância da parceria da ESBR voltada às atividades da Semana do Meio Ambiente em Nova Mutum Paraná, Jaci e na comunidade de Jirau. E disse que o Parque Natural é a única unidade de preservação do Município e conta com uma área de dois mil hectares preservados. “Hoje encerramos um pacote de compensações ambientais das linhas de transmissão da Usina Jirau, que a SEMA licenciou. Nesta manhã assinamos um dos projetos mais reivindicados pelos servidores do Parque, o de acessibilidade. Sem dúvida é uma obra magnífica, que dará um novo visual à unidade. Com a assinatura do convênio, a ESBR dará início às obras em duas semanas. Agradecemos a empresa por esta compensação, uma iniciativa brilhante”, finalizou o secretário.
O prefeito Mauro Nazif elogiou a ESBR e falou que o projeto dará uma nova cor à cidade, uma nova vida graças à parceria e o trabalho importante desenvolvido pela empresa no estado de Rondônia. “Esta parceria é fundamental, assim como as demais iniciativas. Aproveito para agradecer também à diretoria e pedir que continue investindo em nossa cidade. Invistam cada vez mais”. Quanto ao Parque Natural, Nazif argumentou que deve ser referência, não apenas para o Município e para o Estado, mas referência da Região Amazônica.
Todo o recurso de compensação ambiental das Linhas de Transmissão de 500 kV da UHE Jirau, que totaliza R$ 840 mil, foi investido no Parque Natural Municipal de Porto Velho. E além do projeto de acessibilidade, o recurso também viabilizou a elaboração do Plano de Manejo, mapeamento do parque municipal para regularização fundiária e projetos arquitetônicos e de Engenharia da unidade, que já estão prontos e envolvem as novas estruturas físicas e recuperação das existentes, como o Museu Indígena, o Museu do Ribeirinho Seringueiro, recuperação do acervo Museu Biológico de Porto Velho, a nova estrutura administrativa, novo mirante, entre outros.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS