A decisão ainda é em caráter provisório que objetiva atender passageiros de todo município por um prazo experimental de 180 dias, de modo que neste período será estudada a viabilidade operacional dos serviços prestados, e após então licitado, será permitido ou concedido a exploração de transporte coletivo no município.
A empresa que realizará estes serviços será a GG TRANSPORTES LTDA, inscrita no CNPJ nº 04.602.385/0001-18, com sede na Rua Ricardo Cantanhede, nº 920, centro de Jaru. Conforme esclarece a prefeitura, a iniciativa visa melhorar a acessibilidade da população na utilização de serviço de transporte eficiente, principalmente dos mais humildes, os quais poderão até mesmo ser agraciados com a gratuidade de passagens.
A necessidade de expansão e oferecimento de mais opções de itinerários de transporte coletivo no município, será avaliado neste período, caso ele ocorra, os famosos circular passarão a atender Jaru.
O município, através da Gerência Municipal de Trânsito (Gemtran) promoverá a fiscalização da prestação dos serviços, podendo, com base em dados técnicos e objetivos, determinar as devidas alterações na execução, de forma a atender a coletividade com eficiência, bem como à justificar a conveniência ou não da outorga definitiva.
O decreto assinado pela prefeita, Sonia Cordeiro, no dia 24 de maio, também determina valor provisório da tarifa de R$ 1,80 (um real e oitenta centavos).