Nos últimos anos, a sustentabilidade deixou de ser vista apenas como controle de riscos e se tornou um leque de oportunidades para os negócios. Além disso, as exigências, que visam o controle ambiental, fizeram com que empresas dos mais variados setores buscassem formas para atuarem dentro da legalidade ambiental através de políticas e sistemas que se enquadram em suas atividades.
Um bom exemplo de prática sustentável é o da Auto Mecânica Bandeirante. O proprietário, Luiz André Brasnieski, apostou em soluções simples para conseguir a licença ambiental, necessária em diversos setores. Para tanto, contou com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae – através do Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia. O programa que oferece consultorias tecnológicas com a finalidade de facilitar o acesso dos empreendedores e empresas ao conhecimento disponível em tecnologia e inovação, por meio de subsídios aos custos dos serviços de consultoria tecnológica, com atendimentos que resultem em soluções para as necessidades de cada empresa.
O sistema é simples e tem custo mínimo para a Auto Mecânica. Três tambores e um tanque fazem parte da estrutura que é responsável por decantar a água, separando-a das impurezas resultantes de peças automotivas. Um equipamento simples que alcança resultados eficazes, destacando a empresa pela responsabilidade socioambiental que exerce. Segundo Brasnieski, os cuidados com o meio ambiente são fundamentais e no seu caso, em que os resíduos gerados são altamente poluentes, descartá-los corretamente nada mais é do que obrigação, a qual todos os empresários do ramo devem cumprir.
“Conheci um sistema parecido em outra empresa. A partir disso apliquei meus conhecimentos na área e aprimorei, tornando-o mais eficaz. Utilizamos apenas 50 litros de água por semana, para a reposição da que é descartada em tonéis, e um litro de cloro. Os três tonéis são responsáveis por separar a água do óleo e outros resíduos gerados. Quando retirados estes resíduos, os mesmos são acondicionados em outro tonel que é recolhido por uma empresa de Cuiabá, encarregada de dar o destino ambientalmente correto. Além disso, outros tipos de resíduos, como estopa, filtros diesel, lubrificantes e latas de graxa são recolhidos mensalmente por uma empresa responsável de Vilhena, que também destina-os corretamente,” explicou Brasnieski.
Para o gerente geral do Sebrae Unidade Regional Vilhena, Rangel Miranda, a aplicação de práticas sustentáveis dentro das empresas é um fator que gera ganho e competitividade nos diversos setores. “Muitas empresas apostam na economia sustentável como forma de melhorar os resultados e o Sebrae busca divulgar e apoiar empresas que apostam em tais práticas, mobilizando-as acerca das questões ambientais e seus impactos dentro dos negócios, tornando-os socialmente corretos,” argumentou.Unidade Regional do Sebrae/Vilhena. Av. Rony de Castro Pereira, 4061, Setor 5, Vilhena/RO. Telefone: (69) 3322-3565.