Sesau capacita médicos para atender recém-nascidos

Sesau capacita médicos para atender recém-nascidos

Sesau capacita médicos para atender recém-nascidos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está realizando a III Oficina para Facilitadores em Atenção Integrada ás Doenças Prevalentes na Infância, (AIDPI-Neonatal). O evento que começou dia 8 vai até 10 de maio, e visa capacitar 30 profissionais de saúde, médicos pediatras e obstetras, e também profissionais da atenção básica de saúde como enfermeiros, dos municípios de Vilhena, Ji-Paraná e Porto Velho.
AIDPI-Neonatal è uma estratégia que permite aos profissionais de saúde detectar e classificar, precocemente, as principais doenças e fatores que afetam crianças de zero a dois meses de idade. E tem como objetivo reduzir a incidência e o agravamento de doenças que atingem os recém nascidos. De acordo com a organizadora do evento, Wanessa Carvalho Prado, a capacitação vai favorecer a diminuição dessas doenças, como infecções respiratórias, diarréias e desidratação. O curso abordará quatro componentes principais: ação de prevenção, promoção a saúde, classificação de risco e conduta terapêutica.
“Em 2009 a Taxa de Mortalidade Neonatal era de 11,4/1000, já em 2010 foi de 15,5/1000, isso significa em números absolutos 291 óbitos em 2009, e 306 em 2010, a intenção do governo do estado é reduzir cada vez mais esses índices”, disse o secretário adjunto da Sesau, Luis Eduardo Maiorquim.
Maiorquim disse ainda que os profissionais capacitados serão multiplicadores em suas cidades é um curso que foi elaborado pelo Ministério da Saúde sobre o atendimento desde o nascimento até os dois meses de idade, essa descrição foi feita mediante uma série de normas especificas para cada doenças.
A Gerente de Programas estratégicos da Saúde , Delcy Mazzarelo Cavalcante da Costa , afirma que o treinamento contribui para aprimorar as práticas profissionais de tratamento e atendimento em saúde neonatal, e melhorar o conhecimento das famílias para a prevenção de doenças.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS