Parceria entre Camargo Corrêa e Sebrae beneficia Cooperados de União Bandeirantes e Abunã

Integrantes de cooperativas atendidas pelo Projeto Tempo de Empreender Rondônia participam de consultoria em gestão

Parceria entre Camargo Corrêa e Sebrae beneficia Cooperados de União Bandeirantes e Abunã

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Fruto da parceria do Instituto Camargo Corrêa, construtora Camargo Corrêa e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae/RO), o projeto “Tempo de Empreender Rondônia” realizou de 22 a 26 de abril, em Porto Velho, uma consultoria em gestão de cooperativas para diretores da Unicoop e Coopetap. A atividade teve como objetivo promover e fortalecer o cooperativismo empreendedor na região. Além dos presidentes das duas cooperativas, Gilberto Ruas Arruda e Geraldo Pereira, respectivamente, o curso contou com a participação de pessoas atuantes na área administrativa e também cooperados que poderão exercer o cargo de diretores ou funcionários das cooperativas.
Durante a atividade ministrada por José Maurílio Honorato, da Sescoop/OCB, o consultor abordou temas voltados aos aspectos contábeis, financeiro, administrativo, tributário, trabalhista, fiscal, logístico e da gestão da produção. “Neste treinamento, por meio de uma linguagem mais acessível, os participantes vão adquirir conhecimento para repassar aos associados o demonstrativo da situação real da cooperativa como a apresentação de documentos, por exemplo, sobre o produto entregue, bens adquiridos, investimentos e o resultado dos trabalhos efetuados”, explicou.
Na ocasião, o diretor superintendente do Sebrae/RO, Pedro Teixeira Chaves ressaltou a importância do projeto Tempo de Empreender e da iniciativa do Instituto em direcionar recursos, visando à melhoria social onde a empresa possui obras ou não. “Os recursos são bem trabalhados, com planejamento, estudos, análises, assim como treinamento e capacitações voltados aos produtores que poderão ser gestores da própria produção e da cooperativa”. Teixeira finalizou dizendo que “o Projeto é sustentável e quando a construtora Camargo Corrêa e o Sebrae saírem de cena, estas pessoas estarão treinadas para gerir o próprio negócio. Isto é de suma importância, principalmente ao se trabalhar com pessoas da zona rural que precisam de uma capacitação mais especializada. Pessoas unidas trabalhando visando a sustentabilidade de seus negócios,” destacou.
Para o presidente da Coopertap, o treinamento foi fundamental para a melhoria do desenvolvimento da cooperativa, cuja meta é alcançar os melhores resultados. O líder da Unicoop também ressaltou a importância do treinamento, a parceria com a construtora Camargo Corrêa e Sebrae,que oportunizam aos produtores rurais o acesso a conhecimentos que contribuirão para o crescimento da cooperativa.
Sabrina Brena e Tiago Faccini, dois jovens cooperados da Unicoop falaram que o intuito, ao participar do curso é continuar no campo. “Buscamos uma maneira de crescer no que é nosso” disse Sabrina. “Queremos oportunidades no lugar em que moro. É bom investir no sítio, pois além de aumentar minha renda e meu conhecimento, estou dando oportunidade à minha família”. Para Tiago, o treinamento é uma oportunidade de aprender a organizar financeiramente a cooperativa. “Um curso como este nos capacita para lidar com o dia a dia e com a ajuda da construtora Camargo Corrêa e Sebrae as expectativas para o futuro são as melhores possíveis”, observou.
Segundo o gerente executivo da construtora Camargo Corrêa, na Usina Hidrelétrica Jirau, José Antônio Zanotti, a empresa tem um importante compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. “Desenvolvemos diversos projetos em Jirau, com destaque para o Geração Sustentável, que atendeu mais de 11.000 rondonienses e para o Tempo de empreender Rondônia/Futuro Ideal, que atende 295 famílias da comunidade. É gratificante ver os resultados alcançados. Fica a convicção de que estamos contribuindo para o desenvolvimento da região”, finalizou.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS