Congresso promovido pela Unir discutirá o esporte e suas dimensões
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizará, de 19 a 22 de setembro deste ano, o IV Congresso Panamazônico de Educação Física e Esporte, abordando o tema “Esporte e Suas Dimensões”. O evento, promovido pelo Departamento de Educação Física, contará com a parceria de diversas instituições da região amazônica e o apoio do Ministério dos Esportes.
O lançamento oficial do IV Congresso Panamazônico acontecerá na próxima terça-feira, 30 de abril, às 9h, no auditório da Unir-Centro, com a exposição do projeto e a programação.
As inscrições para o congresso começam no dia 3 de maio e devem ser efetuadas através do portal do evento (www.panamazonico.unir.br). A previsão é que 500 pessoas participem da programação que compreenderá cursos, conferências, fórum, jornada científica e mesa redonda.
Nas edições anteriores do Congresso Panamazônico foram apresentados desafios à discussão de temáticas arrojadas e atuais. Na edição deste ano, o tema abordado, “Esporte e Suas Dimensões”, denota o momento vivido no país, visto que o Brasil vem sediando grandes eventos como os Jogos Pan-Americanos realizados no Rio de Janeiro em 2011, a Copa das Confederações de Futebol, que acontece este ano, a Copa do Mundo de Futebol em 2014, e os Jogos Olímpicos em 2016.
Com a realização deste encontro bianual, o Departamento de Educação Física da Unir espera contribuir como um dos elementos chave para o progresso científico e o intercâmbio de informações entre pesquisadores. Nesse sentido, vislumbram-se discussões abordando o esporte no contexto pedagógico, filosófico, cultural e de rendimento.
“Esperamos contribuir para a melhoria da qualidade científica da comunidade acadêmica de toda a região, promovendo a integração e o diálogo entre as instituições, além da divulgação da produção científica”, explicou o coordenador do evento e chefe do Departamento de Educação Física, professor Célio José Borges.
Além de atletas, professores e pessoas que atuam com o esporte em geral nos estados vizinhos do Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins, Amapá, Roraima, Mato Grosso e o Acre, o evento terá também a participação de representantes de países como Suriname, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Peru, Equador, Guiana e Guiana Francesa, que compõem a Amazônia Legal.
O congresso tem como parceiros o Núcleo de Saúde (Nusau)/Unir, Federação de Futebol de Rondônia (FFER), Secretaria Estadual de Esporte, da Cultura e do Lazer, Faculdade de Ciências Biomédicas (Facimed), Faculdade Metropolitana (Fimca), Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Faculdade de Desporto, Serviço Social do Comércio (Sesc), Secretaria Municipal de Esportes (SEMES), CREF8 - Seccional Rondônia-Acre, Amazônia Adventure, Associação Tribo do Mato, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (Faema) e Universidade Luterana do brasil (Ulbra); e o apoio institucional do Ministério dos Esportes – Governo Federal.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!