Na manhã desta quarta-feira (24), a Mesa de Negociação Permanente (Menp) do governo de Rondônia, recebeu no gabinete da Casa Civil representantes da diretoria da Executiva e regionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero). Participaram dessa reunião os Secretários Estaduais de Administração, Rui Vieira, de Planejamento e Coordenação Geral George Braga; e do chefe da Casa Civil, Marco Antonio de Faria e chefe de gabinete do governador Waldemar Albuquerque .
Durante a reunião o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, apresentou para os representantes da Menp algumas reivindicações, como a licença prêmio em pecúnia, pagamento de precatórios, aumento no auxilio alimentação e saúde e demais reivindicações da política social e educacional .
O secretário George Braga disse que é um diálogo amigável com os sindicalistas é uma determinação do governador Confúcio Moura, para assim, chegar a uma solução favorável para a classe. Ressaltou ainda, que a pauta de reivindicação será toda analisada, dentro da situação que for possível.
O secretário Rui Vieira disse que estão sendo ouvidas todas as categorias e os pleitos serão analisados pelas câmaras de negociação sindical, redação e de impacto financeiro e orçamentário. “Já avançamos em alguns pontos com a classe da educação, com o piso nacional, com a aprovação do Plano de Cargo Carreira e Remuneração. Estamos implantando a regra do governo que é o diálogo”, explica o secretário Rui Vieira.
Ficou decidido que no dia 14 de maio haverá uma nova reunião com os representantes da Mesa de Negociação Permanente para debater as propostas da pauta de reivindicação solicitada pelo Sintero.
Articulação
A MENP está aberta para as categorias para estabelece os projetos de Planos de Carreiras, Cargos e Remuneração (PCCR), instaura e instrui processos administrativos de estudos e viabilidade dos projetos de relevante interesse ao Estado. Os componentes irão buscar soluções para os assuntos de interesse do funcionalismo e da administração pública.
A bancada governamental é composta pela Sead, Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) , Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae) e a bancada sindical formada pelos representantes dos sindicatos relativos às categorias.