Produção digital em Rondônia terá apoio maior de Secretaria do Áudiovisual

Produção digital em Rondônia terá apoio maior de Secretaria do Áudiovisual

Produção digital em Rondônia terá apoio maior de Secretaria do Áudiovisual

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rondônia poderá passar a contar com os Núcleos de Produção Digital (NPDs), um programa executado pela Secretaria do Áudiovisual do Ministério da Cultura. A proposta surgiu depois de uma audiência em Brasília envolvendo o organizador do Festcineamazônia Jurandir Costa e o secretário Leopoldo Nunes.
Na audiência, depois de tomar conhecimento dos projetos que envolvem o Festcineamazônia itinerante, Nunes anunciou que pretende usar a experiência do projeto rondoniense para um estudo de implantação dos NPDs em diversos espaços de Rondônia.
Os NPDs, Núcleos de Produção Digital, são espaços com estrutura humana, física, tecnológica e metodológica aptos a promoverem diversas atividades de formação audiovisual (cursos, oficinas, mostras, palestras), estimulando o acesso ao conhecimento, aperfeiçoamento técnico e produção audiovisual.
Segundo informa a própria Secretaria do Áudiovisual, há níveis distintos de impacto da ação dos NPDs em cada estado. Enquanto há lugares em que o Núcleo funciona como mais uma ação de apoio e fomento à produção audiovisual, em outros estados, o NPD é a primeira intervenção pública planejada para o setor.
Entre as possibilidades de ação estão a execução de cursos e oficinas e vídeos produzidos com o apoio direto e/ou através da cessão de equipamentos.
Na audiência o secretário percebeu que o Festcineamazônia, além de ser um festival de cinema, é também produtor de conteúdo, pois documenta os locais por onde passa, transformando em documentários e livros de fotografias as experiências vivenciadas pelas equipes.
Jurandir Costa considerou positiva a intenção de Leopoldo Nunes. “É importante a consolidação do áudiovisual brasileiro, com um olhar descentralizado, contemplando todas as regiões do Brasil, especialmente a região Norte, com essa Amazônia muito falada e pouco conhecida”, afirmou.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS