O Dia do Basta à Corrupção, realizado neste domingo, dia 21 de abril, na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, teve como bandeiras de lutas o Não à PEC 37, que pretende limitar o poder de investigação do Ministério Público; a transformação da corrupção em crime hediondo; o fim do foro privilegiado e a instituição do voto parlamentar aberto.
O Dia do Basta à Corrupção contou com o apoio do Ministério Público de Rondônia, do Tribunal Regional do Trabalho - 14ª Região e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O movimento foi realizado em mais de 80 localidades, inclusive em embaixadas de outros países, colhendo assinaturas da população favorável a todas as reivindicações do Dia do Basta à Corrupção, que serão encaminhadas ao Congresso Nacional.
O Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça da Probidade Administrativa, João Francisco Afonso, enfatizou a importância da mobilização popular para que o a PEC 37, que limita o pode de investigação do Ministério Público, não chegue sequer a ser votada no Congresso Nacional. “Essa PEC pretende limitar não só o poder de investigação do Ministério Público de Rondônia, mas de todos os órgãos de fiscalização e controle, como Receita Federal, Tribunal de Contas e Controladoria-Geral da União, entre outros”, ressaltou o Promotor.
Para marcar o Dia do Basta à Corrupção, foram realizadas diversas atividades na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a exemplo de pinturas com crianças e adolescentes, apresentação do jogral de Estagiários do Ministério Público de Rondônia, apresentações musicais com artistas locais e o enterro simbólico da Corrupção.