O Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOP-INF), lança no dia 22 de abril, às 14h30, no auditório do edifício-sede da Instituição em Porto Velho, o Concurso Cultural de Frase e Fotografia com o tema “Por que é legal ser pai?”, que faz parte da Campanha Institucional sobre Paternidade Responsável. A melhor frase e a melhor fotografia serão utilizadas no material de divulgação da campanha.
O edital do concurso será publicado no Diário da Justiça no dia do lançamento e será disponibilizado também no portal da Instituição, no endereço www.mp.ro.gov.br. O objetivo da Campanha sobre Paternidade Responsável é conscientizar os pais quanto a seu papel na formação emocional e moral de seus filhos.
A frase deve inédita e responder à seguinte pergunta: “Por que é legal ser pai?”. A Fotografia deve ser colorida, contendo o pai participante e um ou mais filhos menores de 18 anos. O tamanho mínimo da fotografia é 15x20; resolução mínima 300 dpi, no formato paisagem. Cada participante deverá concorrer com apenas uma foto e/ou uma frase. Cada modalidade deverá ser inscrita separadamente.
Os três primeiros colocados serão premiados, respectivamente, com um Tablet, Câmera Fotográfica Semiprofissional e um Smartphone. A diretora do CAOP-INF, Promotora de Justiça Tânia Garcia Santiago, ressalta a importância da campanha, pois o exercício da paternidade responsável é um dos fatores de proteção mais importantes e mais ausentes no cotidiano de crianças e adolescentes
Estudos recentes apontam para a influência da ausência paterna, símbolo de afeto e de imposição de regras e limites, como um dos fatores de risco relacionados ao uso de drogas por crianças e adolescentes, bem como à prática de atos infracionais.