Dia Nacional de Luta é marcado com fechamento de agência do HSBC em RO

Dia Nacional de Luta é marcado com fechamento de agência do HSBC em RO

Dia Nacional de Luta é marcado com fechamento de agência do HSBC em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Agência Urbana do HSBC, situada na avenida Jorge Teixeira, região central de Porto Velho, e a agência do município de Cacoal, foram fechadas pelo Sindicato dos Bancários de Rondônia (SEEB/RO) nesta quinta-feira, 18/4, em ato de protesto que faz parte do Dia Nacional de Luta, realizado em todo o Brasil contra a onda de demissões que já vitimou quase mil funcionários do banco inglês no território brasileiro.
Dirigentes sindicais e os funcionários foram para frente da agência para exigir ainda melhores condições de trabalho, respeito e valorização profissional.
Foram distribuídas aos clientes e usuários uma carta aberta para explicar os motivos do manifesto e pedir a compreensão do público que, por sua vez, acaba sofrendo com o péssimo atendimento criado com a falta de funcionários.
RIQUEZA VERSUS ATENDIMENTO PRECÁRIO
O HSBC obteve lucro líquido de R$ 1,225 bilhão em 2012, um crescimento de 9,6% em relação a 2011, e uma rentabilidade de 13,05% sobre o patrimônio líquido médio.
“O pior é que mesmo com toda esta riqueza sobrenatural o banco ainda dispensa centenas de trabalhadores, com a justificativa infausta da famigerada rotatividade de mão de obra, coisa que não acontece em outros países onde o HSBC atua. Com essa falta de funcionários, o atendimento se torna ainda mais precário, com a geração de imensas filas e a demora para o cliente ser atendido. E isso, sem mencionar que com menos funcionários, a carga de trabalho é ampliada para os que continuam nas agências, ou seja, além das pressões diárias, o trabalhador ainda fica sobrecarregado e isso os adoece cada vez mais, situação que não se pode admitir para um banco que é considerado o mais rico do mundo”, avaliou José Pinheiro, presidente do Sindicato.
SEGURANÇA
O Sindicato aproveitou a ocasião para protestar contra a falta de segurança nos bancos, especialmente daquela agência situada ao lado da estação rodoviária de Porto Velho, que já foi palco de duas tentativas de assalto em 2012, inclusive, com a ação de criminosos que trocaram tiros com vigilantes. Alguns dos projéteis chegaram a atravessar os vidros do prédio e colocaram em risco a vida de funcionários e clientes, já que o crime aconteceu em pleno horário de expediente.
“Não podemos aceitar que o banco continue desrespeitando as leis de segurança bancária, que determinam, sobretudo, a instalação de vidros a prova de bala nas agências. É a vida de pais e mães de famílias que estão em jogo e o HSBC tem ignorado este problema”, concluiu Pinheiro.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS