Publicitário que atendia Roberto quer atender prefeitura

Publicitário que atendia Roberto quer atender prefeitura

Publicitário que atendia Roberto quer atender prefeitura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acredite

 

O “marqueteiro” Antônio Augusto, da Agência Norte Comunicação e Marketing LTDA, que detinha a conta de publicidade da prefeitura durante a gestão Roberto Sobrinho e estava desaparecido desde a deflagração das operações Vórtice e Endemia, em dezembro do ano passado, reapareceu e ainda quer prorrogar o enrolado contrato que mantinha, sabe-se Deus como, com a administração municipal. Em março deste ano, ele impetrou mandado de segurança junto a 2ª Vara da Fazenda Pública pedindo a suspensão da contratação feita pela prefeitura no fim do mês passado ou a devolução do valor depositado a título de garantia.

 

Parentese

 

Quando a agência é contratada, ela precisa depositar determinado valor como caução, ou seja, uma garantia de que vai cumprir os serviços. Se o contrato for rescindido ou ocorrer algum problema, esse valor pode ficar com o município ou ser devolvido ao contratado. No caso em questão, o valor a ser devolvido é de pouco mais de R$ 70 mil.

 

Indeferido

 

A juíza Silvana Maria de Freitas, da 2ª Vara da Fazenda Pública indeferiu o pedido do publicitário, argumentando que “a partir das informações a competência é do impetrado (município), não devendo o judiciário intervir, senão para correção de ilegalidade ou abuso de autoridade, que, nesta análise preliminar, ainda não se vê”. E a magistrada continua, “quanto à devolução do valor depositado pela impetrante a título de garantia, não é prudente deliberar-se em sede de liminar, sendo necessário, primeiro, aguardar-se os esclarecimentos do impetrado”.

 

Recurso

 

Antônio Augusto não se deu por vencido e recorreu, através de agravo de instrumento, ao Tribunal de Justiça. O processo foi relatado pelo desembargador Walter Waltenberg, que concedeu “efeito ativo” ao agravo e determinou que o município suspenda a abertura de contratação emergencial para prestação de serviços de publicidade até o julgamento do mérito.

 

O problema

 

Dessa estória toda é que o “marqueteiro” de Roberto também está sendo investigado e pode vir a ser preso em breve. Conversas telefônicas gravadas com autorização da justiça flagraram Antônio Augusto em conversas cabeludas com Mirian Saldaña, ex-chefe de gabinete de Roberto, presa na Operação Vórtice, acusada de “chefiar a quadrilha”, segundo o Ministério Público. O contrato de Antônio Augusto com a prefeitura havia sido requisitado pelo Tribunal de Contas para análise. Na época a coordenadora de comunicação Nara Vargas encaminhou 14 caixas contendo “justificativas” para a manutenção do contrato.

 

E mais

 

A irmã do “marqueteiro”, Maria Elisa, está enrolada “até a tampa” nos esquemas da EMDUR. Contratos relacionados aos enfeites natalinos, eram da responsabilidade da moça, que contratava empresas paranaenses a peso de ouro para enfeitar a cidade nos finais de ano e a coisa está bem mal explicada. Vamos aguardar o desfecho desse embróglio.

 

Perdendo o bonde

 

Não sei onde eu estava nos últimos anos. Hoje o ex-prefeito Roberto Sobrinho, que foi expulso da prefeitura pela justiça no fim de seu mandato e foi preso no dia nacional de combate a corrupção, declarou que “seria o provável governador de Rondônia nas próximas eleições”. Ele afirmou ainda que “deixou o mandato com mais de 70% de aprovação” e que por isso “sofre perseguição política”. Acho que eu e grande parte da população de Porto Velho estavamos morando em Marte, porque por onde ando só escuto queixas.

 

Até mesmo

 

O desembargador Renato Mimessi, que votou favorável a soltura de Roberto declarou que “basta andar pelas ruas da cidade para perceber os desmandos”. Acho que Mimessi também não faz parte desses “mais de 70%” aos quais Roberto se refere. Realmente Sobrinho acredita nas propagandas que eram feitas pelo seu marqueteiro fujão.

 

Pino

 

Para se ter uma ideia, quando a Vórtice foi deflagrada, Antônio Augusto deixou a cidade tão às pressas que sequer pagou as diárias do hotel em que estava hospedado.

 

Curiosidade

 

Dos 12 estados onde foram realizadas operações contra a corrupção no último dia 9, apenas a justiça de Rondônia concedeu liberdade aos presos.

 

Em Brasília

 

A turma anda estressada com uma assessora que trabalha no gabinete do senador Valdir Raupp. Trata-se da “doutora Cléia”, responsável pela análise dos pedidos que são encaminhados ao gabinete. Esportistas, acadêmicos e público em geral vem reclamando que ela “trava” os pedidos e quando eles conseguem, ela “trava” a liberação dos recursos. Assim fica difícil.

 

Suspeição

 

O Ministério Público vai recorrer do habeas corpus concedido a Roberto Sobrinho e Mário Sérgio e se for o caso “até ao Conselho Nacional de Justiça”, declarou o Procurador-Geral do Ministério Público Héverton Aguiar nesta quinta-feira. Transparecendo irritação, ele afirmou “estranhar a celeridade que foi dada a esse julgamento, sendo que milhares aguardam meses uma apreciação pelo Tribunal”. Aguiar também afirmou que aguardava o uso do “bom senso” por parte do desembargador Walter Waltenberg para que ele se desse por impedido, já que é co-réu em uma Ação Civil Pública ao lado de Roberto Sobrinho e Fernanda Kopanaks. De acordo com o MP, o desembargador teria sido favorecido em uma regularização de área urbana no bairro do Triângulo, avaliada em mais de R$ 6 milhões.

 

Pergunta

 

Quem está pagando o advogado de Roberto Sobrinho, já que durante a Operação Vórtice, descobriu-se que ele não tinha nem um tostão em sua conta bancária? O PT já se sabe que não é, até porque ele teve sua filiação suspensa.

 

Insalubre

 

Policiais civis e militares estão se queixando das condições de trabalho a que são submetidos na Central de Polícia, que foi recém-inaugurada e, segundo eles, “o lixão tem um odor melhor que aquele local”. Eles alegam que “o lugar não oferece o mínimo de dignidade, tanto para os presos quanto para os policiais que trabalham nos fundos da Central”.

 

Fale conosco

 

Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, no Twitter.com/painelpolitico, Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.

 

Pesquisa relaciona casos de câncer de pulmão com infecção por HPV

 

Um vírus comum, conhecido por causar câncer cervical e de cabeça e pescoço, também pode desencadear alguns casos de câncer de pulmão. Examinando amostras de tecidos de pacientes com tumor no pulmão, pesquisadores descobriram que cerca de 6% mostravam sinais de a doença pôde ter sido impulsionada por uma estirpe do vírus do papiloma humano (HPV). Estudos asiáticos têm demonstrado que os tumores de pulmão são frequentemente infectados com HPV. O padrão faz sentido, explica Mehra, já que os pulmões estão localizados muito perto da cabeça e do pescoço. Para investigar, a médica e seus colegas examinaram 36 amostras de tecido de pessoas diagnosticadas com câncer de pulmão e que nunca fumaram. A razão pela qual eles escolheram não fumantes, Mehra explica, é que o tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, mas, em não fumantes, a explicação é bem menos óbvia. Os pesquisadores descobriram que quatro das 36 amostras apresentaram sinais de infecção a partir de duas cepas de HPV que causam câncer, a 16 e a 18. Olhando mais atentamente para as duas amostras infectadas pelo HPV 16, Mehra e sua equipe viram sinais de que o vírus havia integrado no DNA do tumor, o que é ainda mais sugestivo de que a infecção causou o tumor. Eles apresentaram suas conclusões na reunião anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer. Apesar de o resultado sugerir que o HPV levou ao câncer de pulmão em menos de 6% dos pacientes não fumantes, levando a uma ocorrência relativamente rara, o câncer de pulmão é bastante comum, ressalta Mehra, matando mais de um milhão de pessoas todos os anos. Aproximadamente 10% dos casos ocorrem em não fumantes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS