Vários municípios de Rondônia foram contemplados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para receber recursos orçamentários referentes ao programa de cooperação técnica e financeira para elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). O prazo para as prefeituras apresentarem a documentação técnica era até 26 de fevereiro.
Dos 37 municípios habilitados a receberem tais recursos foram selecionados Alto Paraíso, Cerejeiras, Costas Marques, Itapuã do Oeste, Mirante da Serra e Pimenteiras do Oeste.
Segundo informações da Divisão de Engenharia de Saúde Pública de Rondônia (Diesp/RO), o programa tem o objetivo de disponibilizar atendimento técnico e financeiro aos municípios, na elaboração dos planos.
Mas, até agora a Funasa não disponibilizou os recursos necessários para que os municípios desenvolvam e elaborem os projetos a serem executados. Se a Fundação Nacional de Saúde não se empenhar, os recursos voltam aos cofres da União por falta de execução técnica.
O Coordenador da bancada federal, deputado Nilton Capixaba, juntamente com Carlos Magno se mostrou indignado com o descaso da Funasa em não atender as exigências técnicas do governo federal. Para ele, será de uma irresponsabilidade muito grande se os municípios contemplados não receberem o dinheiro para a execução dessa obra importante para a saúde dos munícipes.