A Secretaria de Estado da Sesau (Sesau), informa que os três pacientes que estão internados na psiquiatria do Hospital de Base Ary Pinheiro, estão imobilizados por determinação judicial, os mesmo estão sobre custodia da justiça, com agentes penitenciários fazendo a segurança dos internos. Os pacientes vieram dos municípios de Vilhena, Ji-Paraná e Guajará-Mirim.
De acordo com o secretário da Sesau, Williames Pimentel, todos os esforços estão sendo feitos para humanizar o setor de psiquiatria do HB, com projetos de criação e implantação da residência terapêutica integrada aos serviços ambulatórias e assistências a estes pacientes CAPS municipal, e ao serviço de referência estadual.
As medidas estão sendo articuladas com familiares, tutores ou responsáveis de pacientes cadastrados junto a previdência como beneficiários do recebimento em pecúnia de auxílios. Inclusive a ação beneficia também aquelesestão internados na psiquiatria do Hospital de Base há mais de vinte anos.
“Vamos buscar maior integração com o Ministério Público, OAB, e o Judiciário no envolvimento destas famílias, estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a saúde pública para a população do estado, é uma determinação do governador Confúcio Moura que as melhorias não sejam somente para os pacientes psiquiátricos, mas todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
O secretário Pimentel disse ainda que a unidade está em processo de reforma para novas enfermarias psiquiátricas, processos que vem sendo discutidos com vários órgãos, como Ministério Público, Judiciário, Ministério da Saúde e técnicos da Sesau, onde soluções de melhorias serão encontradas para os presos custodiados pelo poder de cumprimento de medidas de segurança.