Reconhecido no cenário nacional e internacional como centro de excelência em atendimento médico-hospitalar e um dos mais importantes do Brasil e da América Latina, o Hospital Sírio-Libanês (SP), atende mais de 40 especialidades e é pioneiro na incorporação de tecnologias. Com cerca de 4,5 mil colaboradores entre funcionários, equipe de enfermagem e médicos, suas ações sempre envolvem a humanização nas relações com o paciente, tornando-o referência mundial em suas competências.
Através de uma parceria com o Ministério da Saúde, o Hospital Sírio-Libanês estará fazendo a doação de equipamentos necessários para a implantação de videoconferência no Pronto Socorro João Paulo-II. A unidade está sendo inserida dentro de um planejamento que visa a qualidade no atendimento nos padrões dos grandes hospitais de excelência.
Para a Consultora Local do Ministério da Saúde, Ioli Sbeghen Hoff, essas doações irão favorecer o trabalho de ensino-aprendizagem, capacitando os profissionais do Núcleo de Acesso a Qualidade Hospitalar (NAQH), e de toda a equipe. “ Nossos profissionais serão contemplados com capacitações modernas, a exemplo dos hospitais de referência através de sistema de Tele-Saúde (comunicação a distância), Tele-Consultoria e Discução de Casos”, disse.
Vários hospitais que contribuem para a ampliação da qualidade no atendimento, participam do Programa de apoio ao desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre eles, destacam-se o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia; Hospitais: Sírio-Libanês, Albert Einstein, Samaritano, Alemão Oswaldo Cruz, Moinhos de Vento e Hospital do Coração.
De acordo com o diretor geral da unidade, Carlos Alberto Caieiro, o Governo da Cooperação, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) tem dispensado uma atenção especial ao João Paulo-II, o que tem possibilitado inúmeros benefícios através da parceria com o Governo Federal. “ Devido a inclusão do pronto socorro no Programa S.O.S Emergências do Ministério da Saúde, vários investimentos já estão sendo realizados na unidade e a doação dos equipamentos do Sírio-Libanês, muito auxiliarão na capacitação e aperfeiçoamento dos nossos profissionais”, observou.