Crea - Ro apresenta curso sobre Sistemas de Proteção Contra Raios

Crea - Ro apresenta curso sobre Sistemas de Proteção Contra Raios

Crea - Ro apresenta curso sobre Sistemas de Proteção Contra Raios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Recentemente, foi publicado em rede nacional de televisão, que o Brasil foi tido como campeão mundial da incidência de raios. As descargas atmosféricas são descargas elétricas de grande extensão de grande intensidade, que ocorrem devido ao acúmulo de cargas elétricas em regiões localizadas da atmosfera, em geral dentro de tempestades. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricista – Rondônia, o engenheiro Paulo César, as sobre tensões e sobre correntes provocados pelos raios para atingir a terra são de quatro tipos: as diretas, onde o ponto de impacto é diretamente sobre terra; e as indiretas que poderão ser induzidas, conduzidas e de potencialização do solo. “O ambiente atmosférico da região amazônica contribui para que a incidência de raios seja maior na nossa região”, disse.
 O curso que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado de Rondônia – Crea-RO -destaca neste mês de Março é sobre os “Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas”. Este curso objetiva agregar fundamentação técnica aos profissionais que trabalham com instalações elétricas em edificações de uso coletivo, e que desejam buscar conhecimento na área de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas. “Este programa lançado pelo Conselho é de suma importância para o aprimoramento dos profissionais ligados ao sistema, pois permite a reciclagem do profissional e contribui para a melhoria dos serviços prestados para toda sociedade”, disse engenheiro eletricista, Paulo César.
O programa de capacitação do Conselho, lançado no ano passado, tem como objetivo proporcionar a educação continuada aos profissionais ligados ao sistema Confea-Crea. O convênio foi firmado com a empresa MN Tecnologia, detentora dos direitos autorais dos cursos QiSat (Sistema Integrado de Ensino a Distância, Presencial e de Serviços Dirigidos ao Mercado da Construção Civil), sediada na cidade de Florianópolis. A QiSat visa proporcionar aos profissionais da área de construção civil um mecanismo de acesso constante e atualizado ao conhecimento e capacitação.
Serão tratados no curso assuntos como: Índice ceraúnico; métodos de projeto utilizando sistemas do tipo Franklin, Gaiola de Faraday e Método Eletromagnético; as zonas de proteção contra as descargas atmosféricas; avaliação de risco para determinação da necessidade do SPDA. Todos os itens abordados são embasados na norma da ABNT de código NBR 5419, além da experiência do professor José Carlos Pontes.
Alguns tópicos presentes nas aulas:
•             Descargas Atmosféricas, suas particularidades, medidas, classificação.
•             Elementos constituintes e aspectos normativos do SPDA
 
•             Métodos para o projeto do SPDA, seja em tipo Franklin, Gaiola de Faraday e através do Método Eletromagnético
•             Aterramento e Partes Componentes do SPDA
O profissional que se interessar pelo curso, basta acessar a homepage do Conselho (www.crearo.org.br) e clicar no banner “Programa de Capacitação”, localizado na página inicial do site. Os profissionais e as entidades de classe registrados no Crea Rondônia terão direito aos descontos especiais.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS